
Os contribuintes de Porto Alegre têm até este domingo, dia 30 de novembro, para solicitar o CPF nas notas fiscais de serviços e assegurar o desconto adicional no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2026. O benefício é destinado a pessoas físicas proprietárias de imóveis que optam pelo pagamento em cota única e se soma aos abatimentos de antecipação e de bom pagador.
O desconto é válido para pessoas físicas e proprietários de imóveis que aproveitam o benefício de antecipação em cota única tem mais desconto inserindo o CPF nas notas fiscais de serviço. O percentual de desconto depende do número de notas acumuladas entre 1º de dezembro de 2024 e 30 de novembro deste ano. De sete a 12 notas, o desconto é de 1%; de 13 a 24 notas, 2%; e acima de 24 documentos garante o desconto máximo, de 3%.
“Para beneficiar estes contribuintes que exercem este direito, mais uma vez vamos oferecer desconto no IPTU”, afirma a secretária municipal da Fazenda, Ana Pellini.
A pasta reforça a importância de solicitar o CPF em todos os serviços contratados. Academias, salões de beleza, clínicas médicas e odontológicas, escolas, oficinas mecânicas, estacionamentos, hotéis e serviços profissionais – como advocacia, contabilidade, engenharia e arquitetura – estão entre os prestadores que podem emitir nota fiscal de serviços com CPF.
Confira, abaixo, onde é possível pedir notas de serviço para obter desconto:
- Academias
- Salões de beleza
- Clínicas médicas, odontológicas, de vacinação, laboratórios de análises clínicas e de imagens
- Pet-shops
- Escolas, universidades, cursos de idiomas, danças e esportes
- Oficinas mecânicas
- Contratação de projetos, serviços de engenharia, decoração, jardinagem
- Hotéis, cinemas, teatros, shows, feiras casas de festas, congressos, fotografia
- Escritórios contábeis e jurídicos
- Estacionamentos
Fonte: Correio do Povo