Mesmo jogando em Erechim, o Inter dominou o jogo e venceu o Ypiranga por 3×0, no estádio Colosso da Lagoa. O primeiro gol do Inter foi marcado aos 3 minutos do primeiro tempo por Braian Aguirre. Aos 36 minutos, Thiago Maia ampliou o placar. Já no segundo tempo, após jogada de Alerrandro com Vitinho, o goleiro Zé Carlos fez gol contra.

Paulo Pezzolano optou por colocar em campo uma formação alternativa e dando oportunidade para alguns jogadores que não vinham atuando com frequência. Apenas o lateral-esquerdo Bernabei foi mantido entre como titular da partida do Brasileirão para o confronto no estadual. Com a vantagem por 3 a 0, o Inter pode até perder por dois gols de diferença em Porto Alegre que irá para a decisão do Campeonato Gaúcho.
Escalação do Inter: Anthoni; Braian Aguirre, Félix Torres, Juninho e Bernabei; Thiago Maia, Bruno Henrique e Alan Rodríguez; Allex e Bruno Tabata; Alerrandro. Entraram; Bruno Gomes, Villagra, Alan Patrick, Vitinho e Rafael Borré. Técnico; Paulo Pezzolano.
Escalação do Ypiranga: Zé Carlos; Cleiton, Walce, William Gomes e Nícolas; Igor Silva, Dionísio e Lucas Ramos; Danielzinho e Felipe Ferreira; Gustavo Simões. Entraram; Adílson Junior, Ramón, Henrique, Marcelinho e Renan Gorne. Técnico: Raúl Cabral.
Paulo Pezzolano aprova atuação da equipe em Erechim
Depois do jogo, na entrevista coletiva, o técnico Paulo Pezzolano avaliou a atuação e a vitória do Inter contra o Ypiranga e não descartou seguir com o rodízio na partida de volta. “Fizemos um jogo em um campo pesado, demos minutagem para jogadores que não vinham atuando e conseguimos o resultado aqui. Foi uma boa vitória e fruto do trabalho. Para o jogo de volta podemos fazer mudanças para os jogadores seguir com ritmo de jogo. Vamos pensar nisso ao longo da semana”, avaliou.
Os volantes Alan Rodríguez e Villagra foram elogiados assim como o meia Allex, que foi titular contra o Ypiranga.”Alan Rodríguez está pegando ritmo de jogo, está evoluindo e se encaixa bem na nossa ideia de jogo. Alan é um volante de qualidade. Já o Villagra também está adquirindo ritmo de jogo, está treinando bem e está evoluindo. Allex está brigando pela titularidade. Ele está evoluindo com o nosso trabalho e tem que seguir evoluindo e aproveitando as oportunidades”, explicou.
O jogo de volta entre Internacional e Ypiranga ocorre em 21 de fevereiro, às 18h30, no Beira-Rio. Se confirmar a classificação para a final, o Inter decidirá o Campeonato Gaúcho no Beira-Rio. Na outra semifinal, Grêmio e Juventude empataram por 1×1, na Arena e o jogo de volta ocorre em Caxias do Sul.