Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Inter domina Ypiranga em Erechim, vence por 3 a 0 e fica próximo da decisão do Gauchão

Mesmo jogando em Erechim, o Inter dominou o jogo e venceu o Ypiranga por 3×0, no estádio Colosso da Lagoa. O primeiro gol do Inter foi marcado aos 3 minutos do primeiro tempo por Braian Aguirre. Aos 36 minutos, Thiago Maia ampliou o placar. Já no segundo tempo, após jogada de Alerrandro com Vitinho, o goleiro Zé Carlos fez gol contra.

Foto: S.C. Internacional / Ricardo Duarte

Paulo Pezzolano optou por colocar em campo uma formação alternativa e dando oportunidade para alguns jogadores que não vinham atuando com frequência. Apenas o lateral-esquerdo Bernabei foi mantido entre como titular da partida do Brasileirão para o confronto no estadual. Com a vantagem por 3 a 0, o Inter pode até perder por dois gols de diferença em Porto Alegre que irá para a decisão do Campeonato Gaúcho.

Escalação do Inter: Anthoni; Braian Aguirre, Félix Torres, Juninho e Bernabei; Thiago Maia, Bruno Henrique e Alan Rodríguez; Allex e Bruno Tabata; Alerrandro. Entraram; Bruno Gomes, Villagra, Alan Patrick, Vitinho e Rafael Borré. Técnico; Paulo Pezzolano.

Escalação do Ypiranga: Zé Carlos; Cleiton, Walce, William Gomes e Nícolas; Igor Silva, Dionísio e Lucas Ramos; Danielzinho e Felipe Ferreira; Gustavo Simões. Entraram; Adílson Junior, Ramón, Henrique, Marcelinho e Renan Gorne. Técnico: Raúl Cabral.

Paulo Pezzolano aprova atuação da equipe em Erechim

Depois do jogo, na entrevista coletiva, o técnico Paulo Pezzolano avaliou a atuação e a vitória do Inter contra o Ypiranga e não descartou seguir com o rodízio na partida de volta. “Fizemos um jogo em um campo pesado, demos minutagem para jogadores que não vinham atuando e conseguimos o resultado aqui. Foi uma boa vitória e fruto do trabalho. Para o jogo de volta podemos fazer mudanças para os jogadores seguir com ritmo de jogo. Vamos pensar nisso ao longo da semana”, avaliou.

Os volantes Alan Rodríguez e Villagra foram elogiados assim como o meia Allex, que foi titular contra o Ypiranga.”Alan Rodríguez está pegando ritmo de jogo, está evoluindo e se encaixa bem na nossa ideia de jogo. Alan é um volante de qualidade. Já o Villagra também está adquirindo ritmo de jogo, está treinando bem e está evoluindo. Allex está brigando pela titularidade. Ele está evoluindo com o nosso trabalho e tem que seguir evoluindo e aproveitando as oportunidades”, explicou.

O jogo de volta entre Internacional e Ypiranga ocorre em 21 de fevereiro, às 18h30, no Beira-Rio. Se confirmar a classificação para a final, o Inter decidirá o Campeonato Gaúcho no Beira-Rio. Na outra semifinal, Grêmio e Juventude empataram por 1×1, na Arena e o jogo de volta ocorre em Caxias do Sul.

Últimas Notícias