
A instabilidade prevista para este sábado, 2, no Rio Grande do Sul já atingiu parte do estado nesta manhã. Conforme a MetSul Meteorologia, rajadas de vento muito fortes acompanharam temporais isolados que ingressaram no Oeste e no Sul do RS na madrugada deste sábado. A mudança no tempo no território gaúcho ocorre após uma sequência de dias ensolarados com noites frias.
A Defesa Civil estadual ainda não informou sobre possíveis danos reportados pelos municípios.
| Vento forte, raios e granizo
A maior rajada de vento observada até agora se deu na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, onde entre 6h e 7h deste sábado o vento chegou a 104 km/h. Pouco antes das 6h da manhã deste sábado, temporal com granizo de tamanho variado atingiu o município de Bagé, na região da Campanha.
Moradores relatam que em alguns pontos as pedras de gelo tiveram diâmetro maior e foram acompanhadas por vendaval. Em São Gabriel, imagens mostram granizo e a chegada da chuva.
A cidade de Santa Maria amanheceu neste sábado com rajadas ao redor de 60 km/h e temperatura muito alta de 25ºC por conta da interação da corrente de jato em baixos níveis com o relevo local. Em Agudo, no Centro-Serra, chegou a fazer 27ºC durante a madrugada deste sábado.
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Bagé marcou rajada de vento de 90 km/h. Outros municípios próximos da fronteira com o Uruguai também registraram vendavais com registros de rajadas em estações do órgão federal de 81 km/h em Dom Pedrito e de 70 km/h em Quaraí.
Os temporais no Oeste e no Sul do estado ingressaram ainda com muitos raios. Dados do sensor GLM do satélite GOES-19 indicaram até às 7h deste sábado 1.146 raios em Santa Vitória do Palmar, 753 em Lavras do Sul, 634 em Bagé, 620 em Livramento, 555 em Pinheiro Machado, e 536 em Jaguarão.
Uma corrente de jato intensa em baixos níveis da atmosfera atua neste sábado no Rio Grande do Sul, transportando ar quente em altitude para o estado a partir da Bolívia e do Centro-Oeste do Brasil.
Ar quente favorece temporais
O ar quente em altitude agrava o risco de ocorrência de tempo severo à medida que a atmosfera mais aquecida se torna mais instável e favorável à formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical com chuva forte, raios, granizo e em alguns casos vendavais.
Além de vendavais isolados associados a tempo severo, a corrente de jato em baixos níveis (JBN) favorece ainda vento do quadrante Norte forte em várias regiões, como o Oeste e o Centro do estado.
Alerta
A MetSul Meteorologia reforça que o cenário é de risco de tempo severo localizado neste fim de semana no Rio Grande do Sul com temporais que podem trazer tanto granizo como vendavais localizados.
Uma frente fria avança pelo território gaúcho neste domingo e vai provocar chuva com possibilidade de tempestades localizadas principalmente em municípios do Centro para o Norte gaúcho, ou seja, afetando mais a Metade Norte do estado.
Fonte: Metsul/Correio do Povo