Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

INSPIRAMAIS acontece dias 27 e 28 na capital

Crédito: Abicalçados

O principal salão lançador de materiais para as indústrias de calçados está chegando. Entre os dias 27 e 28 de janeiro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, acontece a 33ª edição do INSPIRAMAIS. Com 150 empresas expositoras e uma programação que une negócios e informações relevantes sobre moda, design, sustentabilidade e Inteligência Artificial e seus impactos no setor, o evento espera a visitação de mais de 7 mil pessoas nos dois dias de realização.

A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, ressalta a importância do salão para a cadeia produtiva da moda. “O INSPIRAMAIS é onde a moda começa. No evento, teremos materiais e serviços para movimentar a produção de calçados, vestuários, móveis, bijuterias e indústria automotiva, sempre com a curadoria de um salão que há mais de uma década apresenta as diretrizes e os caminhos para a indústria nacional e internacional”, comenta. Segundo ela, somente em negócios internacionais, na mais recente edição do evento foram gerados mais de R$ 44 milhões em vendas para o setor. 

Um dos destaques do INSPIRAMAIS é o Projeto Comprador, apoiado pela APEX BRASIL, que nesta edição traz ao Brasil 38 compradores internacionais da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru e Turquia. Juntos, os importadores de materiais trazidos para o evento produzem mais de 1,5 milhão de pares mensais, fora os distribuidores de componentes para os mercados locais.

ICONOGRAFIA

Outro destaque do salão é a exposição de materiais produzidos através do projeto “Iconografia Local Bioma Amazônico”, realizado pela Assintecal e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa, realizada nos territórios de Santarém, distrito de Alter do Chão, Belterra e Mojuí dos Campos, desenvolveu uma pesquisa territorial aprofundada com foco na identidade local e mais de 80 novos materiais para a indústria.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento terá uma exposição de empreendedores da Central Única das Favelas (Cufa), organização reconhecida nacional e internacionalmente pela sua atuação nos âmbitos político, social, esportivo e cultural e que busca trazer dignidade para as diversas comunidades do País. Os produtos e serviços estarão disponíveis para os visitantes.

A programação de conteúdo, na Arena de Inovação do INSPIRAMAIS, inicia às 11 horas do dia 27 de janeiro, com a abertura oficial do salão, que contará com a participação de autoridades e dirigentes da cadeia coureiro-calçadista. A cerimônia prevê, ainda, a entrega de certificações do Origem Sustentável para empresas de materiais. O certificado é o único do mundo voltado exclusivamente para a indústria produtiva do calçado e já certificou mais de 50% da produção do setor.

O primeiro dia do INSPIRAMAIS terá, ainda, a palestra Inteligência Artificial para Criativos na Moda, conduzida pela consultora em Gestão de Design no Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal Emmanuelle Tonani. A partir das 15h45min, a especialista falará sobre como a Inteligência Artificial pode ampliar o potencial criativo e estratégico na moda.

Últimas Notícias