Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Inovação e diálogo na estreia da Arena da Extensão da Emater na Expointer

Foto: Emater/RS-Ascar

Neste ano, os visitantes que passam pela Casa da Emater/RS-Ascar encontram uma novidade preparada especialmente para a 48ª Expointer, a Arena da Extensão. O novo espaço foi criado para ser um ambiente de conhecimento, inovação e troca de experiências. Em formato de palco, com capacidade para 200 pessoas, a Arena foi especialmente pensada como ponto de encontro para debates, apresentações e eventos, valorizando a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). A proposta é aproximar agricultores, extensionistas, parceiros, instituições e visitantes em geral.

Segundo o coordenador geral da Emater/RS-Ascar na Expointer, Rodrigo Sasso, “a Arena da Extensão será um ponto de referência, no centro do nosso espaço, onde faremos conexões com todas as estações distribuídas pelo espaço da Instituição no parque. Um lugar de diálogo entre visitantes e nossas organizações”.

Na tarde desse primeiro dia da 48ª Expointer, foram divulgados informes com aos visitantes com eventos da programação da Arena da Extensão. Diariamente, às 13h, haverá rodas de conversa sobre temas ligados diretamente ao trabalho de campo, além de atividades realizadas em parceria com órgãos e entidades do desenvolvimento rural. Entre os destaques da programação estão: encontros com as secretarias do Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); divulgação de relatórios técnicos, como os do Leite, do Censo de Holericultura e Fruticultura; painéis sobre agroindústrias familiares, artesanato em lã e forrageiras; além de atividades práticas com extensionistas sobre bioinsumos, produção de microverdes, cercas prontas, certificação e produção orgânica.

A Arena também abrigará a exposição da Linha do Tempo da Ascar, que celebra os 70 anos da Aters no Rio Grande do Sul. A mostra destacará a atuação da Emater/RS-Ascar na assistência técnica, no enfrentamento às mudanças climáticas e no apoio a agricultores e pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, comunidades quilombolas e pescadores artesanais, evidenciando o papel da Entidade em momentos de crise climática.

Entre os principais eventos previstos para a Arena da Extensão estão:

01/09 – 14h – Roda de Conversa Aters na Pesca Artesanal, em comemoração à Semana Nacional do Pescado, com demonstração e degustação de receita à base de peixes;

02/09 – 9h – Café com a Imprensa e apresentação da Estimativa da Safra de Verão 2025/2026 e às 14h – “Mãos que tecem as lãs que aquecem”, apresentação da Pesquisa do Artesanato em Lã e Pele Ovina do Rio Grande do Sul;

03/09 – 9h – Encontro Estadual da Juventude Rural.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias