Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Inmet emite alertas para risco de tempestade no RS nesta quinta-feira

Segundo o Inmet, pontos do estado podem ter acumulado de chuva de até 100mm/dia. Foto : Pedro Piegas

A quinta-feira, 25, de Natal começou com abafamento no Rio Grande do Sul e em muitos pontos do estado já chove. A instabilidade decorrente de um rio atmosférico sobre o território gaúcho já provocou muita chuva e temporais nos últimos dias. Até o fim da manhã da quarta-feira, 24, ao menos, 19 municípios reportaram transtornos e danos para a Defesa Civil estadual.

O tempo instável deve persistir nas próximas horas e se estender até a sexta-feira, 26. Contudo, os gaúchos devem ficar atentos as condições meteorológicas, pois o na manhã de hoje o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para risco de tempestades.

O mais severo deles é classificado pela cor Laranja, que indica “perigo”. Segundo o aviso do Inmet, grande parte do território gaúcho pode ter chuva entre 30 e 60mm/h e 100 mm/dia, ventos intensos com rajadas que podem variar entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.

Esse alerta é válido até as 9 horas desta sexta-feira, 26. De acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Esse comunico abrange a região metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.

Fonte: Ubiratan Júnior/Correio do Povo

Últimas Notícias