Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Iniciativa leva capacitação financeira gratuita para o RS

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-10-30-at-15.30.02.jpeg

Entre os dias 4 e 9 de novembro, acontecerá no Rio Grande do Sul a  Jornada Financeira C6 Bank, uma semana de eventos gratuitos para que a  população das cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí e São Leopoldo conquiste uma relação mais saudável com o dinheiro, tanto nas suas vidas  pessoais como nos seus negócios. A iniciativa é uma parceria entre a Vivalá  – Turismo Sustentável no Brasil e o C6 Bank e tem como objetivo ensinar  as pessoas a se organizarem melhor financeiramente e fazerem uma gestão  mais eficiente dos seus recursos financeiros. Ao longo da jornada, os  participantes assistirão a uma palestra com dicas práticas e poderão se inscrever para uma mentoria individual com um especialista.

O encontro oferece materiais de apoio para que os participantes  possam continuar cuidando de suas finanças, além de conexões, troca de  experiências e parcerias com uma rede de contatos locais. A iniciativa está  em sua quinta edição, que já passou pelos biomas da Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga e, agora, Pampa.  Uma das participantes da última edição, em Cuiabá (MT), foi a Narah  Marques Reis. “Foi uma experiência maravilhosa, que impactou muito  minha vida. Decidi fazer porque estava vivendo uma bagunça financeira”,  conta.

Nas últimas edições, centenas de pessoas passaram pelo programa e  tiveram benefícios reais para a compreensão do seu dia a dia financeiro.  “Este programa é muito especial e extremamente raro no Brasil. Em um país  onde quase 80% das famílias possuem dívidas, ações sobre planejamento e  saúde financeira se tornam imprescindíveis. Depois de impactar  positivamente a vida de muitos, agora chegou a hora da população do Rio  Grande do Sul aproveitar essa experiência e organizar suas finanças”,  destaca Daniel Cabrera, cofundador e diretor-executivo da Vivalá.

A parceria faz parte do esforço do C6 Bank para expandir as capacitações e ampliar o impacto do projeto para pessoas físicas e empreendedores locais. “Desde o início, o C6 Bank tem como propósito  simplificar e democratizar o acesso a serviços financeiros de qualidade. A  Jornada Financeira é um reflexo desse compromisso, oferecendo  ferramentas que ajudam as pessoas a tomar decisões mais conscientes e a  usar o dinheiro como instrumento de autonomia e realização de sonhos”,  afirma Daniella Donadio, responsável pela área de ESG do C6 Bank.

Nos dias 4 e 5 de novembro, a equipe estará em Porto Alegre o dia  inteiro e, no dia 6, pela manhã, no Hotel Coral Tower; já pela tarde, será a vez  de impactar os habitantes de Canoas, no Hotel Intercity. No dia 7, a  capacitação chega a Gravataí, também no Hotel Intercity, e no dia 8 a São  Leopoldo (Hotel Klein Ville). O último dia (9) será novamente na capital. As  inscrições são gratuitas e abertas para todas as pessoas interessadas. Para  se inscrever, basta preencher este formulário > https://experiencias.vivala.com.br/jornada-financeira-2025

Últimas Notícias