Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Indústria lança linha licenciada da dupla Gre-Nal

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2026-01-21-at-18.51.08.jpeg

A paixão dos brasileiros pelo futebol gaúcho agora também chega à mesa, em todo o Brasil. A Petry Sabores anuncia o lançamento oficial de sua nova linha de produtos licenciados dos dois clubes mais amados do Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional. A novidade permitirá que torcedores de todas as regiões do país unam o orgulho pelo seu time à experiência gastronômica, com itens exclusivos em embalagens temáticas que chegam ao mercado nacional em 2026.

Pensados para acompanhar os rituais típicos da torcida, os produtos foram desenvolvidos para compor momentos de confraternização entre família e amigos. Seja no churrasco de domingo, nas tábuas de frios durante o jogo, nos petiscos servidos na hora do apito inicial ou nas mesas preparadas para assistir aos clássicos. Uma combinação que transforma cada partida em celebração de sabor, cultura e identidade esportiva. A linha de estreia conta com cinco produtos licenciados nas versões Grêmio e Internacional. Pepinos agridoce fatiados, azeitonas com caroço, ovos de codorna, pepinos em conserva premium e molho agridoce de pimenta.

Os produtos estarão disponíveis para comercialização na loja oficial da marca no link https://loja.docespetry.com.br/gre-nal-petry e em redes de supermercados de todo o Brasil, com distribuição inicial confirmada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A estratégia acompanha a presença nacional das torcidas gremista e colorada, garantindo que consumidores de diferentes regiões tenham acesso à linha que conecta sabor, tradição e emoção esportiva.

“Este lançamento representa mais do que uma nova linha de produtos. Ele traduz o nosso propósito de valorizar a cultura gaúcha em todas as suas expressões, seja pela tradição alimentar, seja pela paixão pelo futebol. Unimos duas grandes forças afetivas do nosso povo, o sabor e o esporte”, destaca o gerente administrativo da Petry Sabores, Luciano Ricardo Fick.

O lançamento ocorre em um momento especial da companhia, que celebra seis décadas de história e consolida sua posição como uma das indústrias de alimentos mais reconhecidas do Sul do país. Com investimentos contínuos em modernização fabril, inovação de portfólio e rigorosos padrões de qualidade, a Petry Sabores possui atualmente mais de 300 itens entre doces, geleias, conservas e soluções food service. Seus produtos estão presentes em mais de 5 mil pontos de venda no Brasil, reforçando a força da empresa no setor e sua capacidade de expansão nacional.

Últimas Notícias