
Mercado-alvo do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Chile recebe a primeira edição da sua Missão Comercial nos próximos dias 23 e 24 de julho. A iniciativa do programa prevê showroom de 23 marcas calçadistas em Santiago.
Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, destaca que, em 2024, o Chile foi o oitavo principal destino das exportações brasileiras de calçados (em valor). Segundo ela, nos quatro primeiros meses do ano, o varejo de vestuário, calçados e acessórios, em geral, cresceu 10,2% no país, em comparativo com o mesmo intervalo de 2024. O mesmo aconteceu com as importações totais do mercado, que no mesmo período cresceram 21% (em dólares).
“A recuperação do setor de calçados no Chile tem sido impulsionada por vários fatores, entre os quais se destacam a reativação econômica, o aumento na demanda por produtos de qualidade e a crescente preferência pela moda, características que as empresas de calçados do Brasil têm para oferecer a este mercado”, comenta.
Participam da Missão, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas 365 Soft, Actvitta, Adrun, Bebecê, Beira Rio, Br Sport, By Cool, Democrata, Dumond, Itweens, Lightgel, Macboot, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Novopé, Opananken, Santa Flor, Smidt Shoes, Solis Brasil, Usaflex e Vizzano.