
De hoje até o dia 25 de julho, a capital gaúcha recebe a 26ª edição da ConstruSul – Feira Internacional da Construção, a maior do setor na região Sul e uma das principais da América Latina. O evento, realizado no Centro de Eventos da FIERGS, reunirá mais de 300 expositores nacionais e internacionais, com lançamentos, tecnologias e debates voltados ao segundo semestre.
Um dos principais destaques será a indústria de tintas, especialmente 10 participantes do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ) da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). Com estandes de empresas como Anjo, Bautech, Brasilux, Hydronorth, Ibratin, Killing, Lukscolor, Montana, Qualyvinil e Resicolor, o setor reforça seu compromisso com produtividade, durabilidade e sustentabilidade, com base em normas da ABNT.
ESTADO
O Rio Grande do Sul é um pólo estratégico na produção de tintas, abrigando players locais como Tintas Killing e Renner‑PPG. Segundo a Abrafati, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, a região Sul foi responsável pelo maior crescimento nas vendas de tintas no 1º semestre de 2025, com alta de 6,3%, ante a média nacional de 1,6%. O movimento acompanha a alta demanda por reformas, repinturas e novos projetos residenciais e comerciais, impulsionada pela valorização das residências durante e após a pandemia.
A indústria de tintas no Brasil movimenta cerca de R$ 40 bilhões por ano, produzindo aproximadamente 2 bilhões de litros – o país ocupa hoje a 4ª posição mundial, atrás apenas de China, EUA e Índia. Na feira, além das empresas expositoras, estão previstas mais de 40 entidades parceiras (regionais e nacionais), com seminários, congressos e workshops focados em inovação, sustentabilidade e negócios.