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Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

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Indicador aponta alta de 3,37% nos emplacamentos no acumulado do ano

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No mês de agosto, o setor automotivo brasileiro registrou 213.838 emplacamentos, uma queda de 6,9% frente a julho e retração de 3% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2025, o mercado soma 1,57 milhão de unidades emplacadas, o que significa um crescimento de 3,37% na comparação com 2024. Além disso, os preços médios dos veículos novos recuaram 0,02% no período, os seminovos de até três anos caíram 0,36% e os usados com mais de quatro anos registraram alta de 0,18%, evidenciando movimentos distintos entre faixas de idade e tecnologia. Os dados fazem parte da nova edição do Auto Acrefi, monitor mensal de variação de preços e desempenho do setor divulgado pela Acrefi.

Apesar do avanço acumulado no ano, o levantamento também mostra que a inadimplência voltou a subir após o alívio do pós-pandemia, em meio ao recorde histórico de consumidores negativados no país e à maior cautela das instituições financeiras na concessão de crédito. De acordo com o estudo, milhares de propostas são recusadas não apenas por operações ruins, mas principalmente pela dúvida em um dos pilares da concessão – a loja, o carro ou o cliente – o que amplia a complexidade do mercado de financiamento. Neste sentido, é necessário avaliar em conjunto três pilares centrais para reduzir riscos de perdas efetivas: ponto de venda, veículo e tomador. 

A análise integrada desses fatores oferece maior segurança às operações, além de reforçar a importância de indicadores antecedentes na concessão de crédito. Na visão de Cintia Falcão, diretora executiva da Acrefi, é isso que permite antecipar fragilidades, evitar perdas e fortalecer a sustentabilidade do mercado, mesmo em um cenário macroeconômico desafiador. “O crédito automotivo precisa estar apoiado em informações confiáveis e em uma análise completa de todos os elos da operação. Não se trata apenas de liberar recursos, mas de garantir que cada decisão seja sólida e sustentável. Só assim conseguimos ampliar a oferta de financiamento sem comprometer a qualidade das carteiras e a confiança do mercado”, pontua.

PREÇOS

Os preços mostram comportamentos distintos conforme a idade e a tecnologia dos veículos. Em agosto, os 0 km recuaram 0,02%, os seminovos de até três anos caíram 0,36% e os usados com mais de quatro anos tiveram alta de 0,18%. O estudo também evidencia contrastes relevantes: híbridos acumulam valorização de 6,11% em 12 meses, enquanto elétricos recuaram 16,38%. Já os modelos a combustão caíram 3,67% no mesmo período, frente a uma inflação acumulada de 3,95%.

O AutoAcrefi mostra que os veículos eletrificados apresentam trajetórias opostas no Brasil. Em agosto, os preços dos elétricos recuaram 0,32% e acumulam queda expressiva de 16,38% em 12 meses, refletindo tanto o excesso de oferta em alguns segmentos quanto os desafios estruturais de infraestrutura de recarga. Já os híbridos tiveram leve retração de 0,22% no mês, mas mantêm valorização de 6,11% no período de um ano, consolidando-se como alternativa de transição para consumidores e montadoras.

O mercado de motocicletas manteve fôlego em agosto. Foram 185.454 unidades emplacadas, queda de 3,99% ante julho, mas avanço de 13,1% em relação a agosto de 2024. No acumulado de janeiro a agosto, o setor já soma 1,4 milhão de unidades, alta de 12,3% em um ano. As motos representam cerca de 40% dos veículos vendidos no país, consolidando-se como um dos pilares da indústria. O desempenho reflete a preferência por alternativas mais acessíveis de mobilidade, além da expansão dos serviços de entrega e do uso das motocicletas em plataformas de transporte.

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