
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que às 0h32 desta terça-feira (14) uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Em nota, o ONS detalhou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. “No momento, a Região Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste”.
“Na verdade, houve um problema elétrico em uma subestação de grande porte no Paraná, da Eletrobrás. Isso gerou um efeito em cadeia e o sistema, perdendo uma unidade desse volume, corta programadamente um percentual em cada estado mais próximo em alguns estados onde é necessário se fazer uma reprogramação da carga”, explicou o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira de Oliveira.
Conforme Oliveira, o ministério foi acionado a partir do problema, que foi o segundo nos últimos três anos. “Acionamos um grupo especial de resposta rápida, entre ONS, Aneel e Ministério de Minas e Energia e restabelecemos a energia em 1h30min em 100% em todos os estados.
Segundo o ministro, não se trata de “falta de energia”. O episódio demonstra a robustez do sistema elétrico do Brasil. “É importante que a população entenda o que que acontece nesse momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Então, portanto, quando se fala em apagão, a gente sempre lembra daqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje nós temos um muita energia”, garantiu.
Ainda de acordo com o comunicado, na Região Sul, houve perda de aproximadamente 1,6 mil MW de carga. No Nordeste, a interrupção foi da ordem de 1,9 mil MW; no Norte, de 1,6 mil MW; e no Sudeste, de 4,8 mil MW.
“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões.”
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência.”
Segundo o ONS, uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para hoje. Um outro encontro, definido como reunião preliminar de Análise da Perturbação, está previsto para ocorrer até a próxima sexta-feira (17).
Fonte: Agência Brasil