
O espaço dedicado ao acolhimento de pessoas neurodivergentes ou com sensibilidade sensorial, foi inaugurado nesta quarta-feira (17),no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Conforme a administração do terminal, o objetivo é oferecer mais conforto a pessoas atípicas e familiares. A Sala Multissensorial fica localizada no embarque doméstico, no mezanino, logo após o canal de inspeção, em frente a W Premium Lounge. Adesivos de girassóis (um dos símbolos da causa) no chão auxiliam a encontrar o caminho até o espaço.
O ambiente foi especialmente projetado para promover redução de estímulos: possui isolamento acústico, iluminação regulável, texturas variadas, mobiliário ergonômico e elementos lúdicos que auxiliam na regulação sensorial, relaxamento e interação. Há também piscina de bolinhas, tenda e pelúcias. O novo espaço funciona das 5h às 22h, todos os dias, e recebe pessoas de todas as idades e seus acompanhantes. O acesso ao local é liberado, sem precisar de nenhuma autorização para utilizar a sala.
De acordo com o diretor de Operações Aeroportuárias do aeroporto, Fabrício Cardoso de Lima, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar tranquilidade aos passageiros atípicos antes da viagem. “Nosso intuito é que o aeroporto seja, cada vez mais, um espaço inclusivo e acolhedor. Nós sabemos que o ambiente aeroportuário pode ser desafiador para pessoas com hipersensibilidade sensorial, e queremos que se sintam cuidadas e confortáveis aqui. Nosso objetivo é que todas as pessoas possam circular com dignidade, segurança e bem-estar pelo terminal”, pontuou.
Com capacidade para acolher seis pessoas mais os familiares, a sala busca proporcionar um ambiente seguro para pessoas com neurodivergência, condição que abrange Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Síndrome de Down e Dislexia, entre outros.
Fonte: Rádio Guaíba