
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou estar tranquilo diante da articulação da oposição na CLDF (Câmara Legislativa) para apresentar um pedido de impeachment relacionado ao caso Banco Master. A reação ocorreu após declarações do banqueiro Daniel Vorcaro, dono da instituição, sobre encontros mantidos com o chefe do Executivo local durante negociações envolvendo o BRB (Banco de Brasília).
“Isto é normal, é o trabalho da oposição, é extremamente democrático que eles o façam, mas nós estamos completamente tranquilos com relação a isso porque eu tenho certeza de que eu estou totalmente limpo nessa história”, declarou Ibaneis, durante agenda na rodoviária de Brasília.
Questionado sobre a possibilidade de avanço do pedido na CLDF, o governador minimizou o cenário e defendeu apuração ampla. “Eu acredito que elas não sejam nem abertas, né? Se for o caso, que façam uma bela investigação e deixem tudo transparente”, disse.
As falas ocorrem após Vorcaro detalhar contatos mantidos com Ibaneis durante as tratativas sobre a possível compra do Banco Master pelo BRB, anunciada em março de 2025. Segundo o empresário, os diálogos aconteceram em poucas ocasiões, sempre com caráter institucional, sem pedidos de favorecimento ou articulação política.
O banqueiro relatou ainda visitas mútuas às residências, em Brasília, tanto na casa dele quanto na do governador. Mesmo assim, reforçou não haver pressão política ou interferência administrativa nos encontros.
Empresário conhecido
Ao comentar a relação com Vorcaro, Ibaneis afirmou que o contato não difere de outras interações entre empresários e autoridades públicas. “Do mesmo jeito que eu me reuni, ele era um empresário muito conhecido”, argumentou o governador. Ibaneis citou os encontros do banqueiro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Isso não é um problema para o presidente Lula. E a gente sabe que todos esses empresários têm relacionamento com os políticos”, afirmou.