Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

IA já influencia a escolha de mais de 57% dos jovens que ingressam no mercado de trabalho

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Creditos-_Air_Branding_PedroPaquino-02224-1-scaled.jpg

Em um mercado de trabalho em constante transformação, impulsionado pelo avanço acelerado da inteligência artificial, a forma como os jovens escolhem suas carreiras e formação está mudando. Para a Geração Z, que cresceu já totalmente conectada, pensar no futuro é também pensar em propósito, flexibilidade e competências que vão além do tradicional currículo. É isso que revela pesquisa realizada pela Arcos Dorados, empresa que opera o  McDonald’s no Brasil, e é referência no desenvolvimento de jovens no mercado de trabalho, em parceria com a consultoria Trendsity. 

Para 57,3% dos jovens da América Latina, a IA já influencia suas decisões de carreira, e 75% reconhecem a importância de capacitações focadas efetivamente para habilidades exigidas no mundo do trabalho. Portanto, está evidente que as novas gerações não só querem, como precisam de ferramentas pensadas para transitar em um mercado cada vez mais desafiador.

E para a Arcos Dorados, tudo isso começa com capacitação. Mais do que oferecer empregos de qualidade, a companhia investe no desenvolvimento contínuo dos talentos jovens, dentro e fora da organização. Por isso, a companhia oferece o MCampus Comunidade, plataforma gratuita de cursos livres que já acumula, em toda a América Latina, mais de 360 mil inscrições e 4 milhões de horas de formação remota. Os conteúdos abordam temas essenciais para a vida e o trabalho, como inteligência emocional, finanças pessoais e empreendedorismo, e são desenvolvidos em parceria com organizações como CISCO, PDA, UOL EdTech e Fundação Wadhwani.

“Para além de ensinar sobre ferramentas tecnológicas, nosso compromisso é ajudar os jovens a desenvolverem uma visão crítica sobre o futuro do trabalho e suas próprias escolhas. Queremos que se sintam preparados e sejam protagonistas de sua trajetória, explorando ao máximo o seu potencial”, afirma Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação da Arcos Dorados.

Na plataforma, qualquer pessoa acima dos 16 anos pode se inscrever e começar a aprender de forma personalizada. Os participantes têm liberdade para montar a própria trilha de conhecimento, escolhendo diversos cursos conforme seus interesses e objetivos. Não há limite de cursos por pessoa, o que permite explorar diversas áreas do conhecimento, de maneira flexível. No fim de cada ciclo, o aluno recebe um certificado que comprova sua participação e desenvolvimento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este site.

A empresa lança um episódio especial do podcast “Expanda seu Potencial”, que reúne especialistas latino-americanos para discutir o que estudar na era da inteligência artificial. A iniciativa integra a estratégia de diálogo direto com as novas gerações, usando formatos dinâmicos e acessíveis para ampliar o acesso ao conhecimento e apoiar a tomada de decisões sobre o futuro profissional. “Nosso objetivo é seguir conectado às novas realidades e demandas, oferecendo ferramentas concretas de crescimento pessoal e profissional, em um momento em que entender o presente é o primeiro passo para construir o futuro”, finaliza Mariana. 

Últimas Notícias