
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) é um dos hospitais que mais realiza doações de órgãos no Rio Grande do Sul.
Somente em 2025, já foram nove doadores efetivos e 15 notificações de possíveis doadores, sendo quatro doações concretizadas desde julho.
O hospital se destaca especialmente por atender pacientes com politraumas e casos complexos de neurocirurgia.
Dentro do HPS, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) atua há mais de 20 anos e acompanha todos os casos de pacientes que evoluem para morte encefálica.
“Participamos desde a identificação do paciente, diagnóstico da morte encefálica, entrevista e acolhimento da família, até a organização da logística da remoção dos órgãos. É um trabalho complexo, que exige conhecimento técnico e experiência”, explica a enfermeira Joema Ferrer.
Decisão da família pode salvar outras vidas até fora do RS
Na madrugada desta quarta-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde acompanhou a captação de órgãos e tecidos de um paciente de 20 anos com morte encefálica, vítima de trauma, no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.
Mesmo em meio ao luto, a decisão da família, que autorizou a doação, vai possibilitar que outras vidas sejam salvas – inclusive fora do Estado. Neste caso, o fígado do jovem foi encaminhado a Brasília.
Fonte: Correio do Povo