
Diante do cenário de sobrecarga do sistema hospitalar em todo o Rio Grande do Sul, o Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Estância Velha, vem enfrentando um expressivo aumento na demanda por atendimentos, especialmente em decorrência de doenças sazonais agravadas pelas condições climáticas típicas do outono e inverno. De acordo com o secretário de Saúde do município, Yuri Campos, a instituição tem adotado medidas emergenciais e estratégias para garantir a continuidade do atendimento à população.
Conforme Campos, atualmente o hospital apresenta uma taxa de internação clínica adulto, infantil e cirúrgica, dentro da capacidade operacional, com 39 pacientes internados. “Com as medidas tomadas acerca da estrutura física, o Hospital Getúlio Vargas, tem conseguido manter a qualidade do atendimento prestado.”
Para que isso acontecesse, foi necessária a abertura de quatro novos leitos temporários e se intensificou o dimensionamento da equipe multiprofissional, conforme as possibilidades do quadro funcional. “Entre as soluções adotadas estão a realocação interna de profissionais, reforço na assistência de enfermagem, compra de medicamentos e insumos, ampliação do quantitativo do fornecimento de oxigênio e aumento na cobertura médica nos plantões de maior fluxo.”
Com a queda acentuada das temperaturas, o secretário afirma que se mantém a preocupação com o agravamento de doenças respiratórias crônicas, infecções virais e síndromes gripais, que podem resultar em descompensações clínicas e necessidade de internação hospitalar. Para mitigar os efeitos desse cenário, estão sendo desenvolvidas ações como o atendimento de doenças respiratória das 17h às 22h, no Centro de especialidades, que atende adultos e crianças, além do monitoramento ativo da taxa de ocupação hospitalar.
Campos destaca que o hospital está comprometido com o atendimento integral e humanizado, mesmo diante das adversidades, e segue em articulação com a administração municipal para avaliar, em tempo real, novas medidas de ampliação da capacidade assistencial, sempre pautadas na segurança dos pacientes e na otimização dos recursos disponíveis.
Unidade de saúde de Esteio inicia atendimentos aos sábados
A prefeitura de Esteio deu início a segunda fase da Operação Inverno com abertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Claret aos sábados, das 8h às 12h. Os atendimentos são destinados a pacientes com queixas respiratórias e sintomas como tosse, coriza, congestão nasal, febre, dor no corpo e falta de ar. A ideia é desafogar os atendimentos de urgência e emergência, além de garantir um cuidado mais próximo e acessível à população.
Os atendimentos aos sábados na unidade Parque Claret seguirão ocorrendo até o dia 20 de setembro. Os pacientes que tiverem indicação de medicamentos, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, receberão os remédios na própria UBS. Conforme o prefeito, Felipe Costella, essa é ação pensada para atender melhor a comunidade, com equipe e estrutura assertivas para oferecer uma pronta resposta.
Fonte: Fernanda Bassôa/Correio do Povo