Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Heineken anuncia projetos de educação ambiental e regeneração urbana na capital

Crédito: Odara Vision/Divulgação

O Heineken Floating Bar é uma iniciativa da plataforma Green Your City de Heineken, que convida o público a ressignificar os espaços urbanos através da cultura e sustentabilidade. Em março deste ano, em ativação na cidade de Porto Alegre, uma estrutura temporária ofereceu experiência única ao público: um bar flutuante em pleno rio Guaíba.

Seguindo o modelo das demais edições do Floating Bar, o lucro da ativação na capital gaúcha será revertido para a implementação de quatro soluções de sustentabilidade na cidade — reforçando a proposta da marca de contribuir de forma concreta para a construção de um legado positivo no território. Em parceria com o Quintessa, aceleradora pioneira em negócios de impacto no Brasil, foram selecionados projetos com foco em educação ambiental, revitalização de áreas verdes urbanas e reabilitação de corpos hídricos.

Um dos projetos é da Trashin, negócio de impacto sediado em Porto Alegre, que irá transformar o Parque Pontal – localizado às margens do Guaíba – em uma referência nacional em sustentabilidade e educação ambiental. A proposta inclui gestão de resíduos com tecnologia interativa, instalação de um reciclômetro e oficinas educativas.

Já o bairro Sarandi, uma das regiões mais impactadas pelas enchentes de 2024, receberá as soluções do Instituto Retomada – mais um dos selecionados. O projeto Sarandi +Verde vai oferecer oficinas práticas para lideranças locais e a requalificação de uma praça pública, regenerando áreas verdes e estimulando a mobilização comunitária por práticas sustentáveis.

CAPACITAÇÃO

Com foco em capacitação e educação ambiental, o Pé de Feijão irá realizar encontros práticos com lideranças de instituições locais. Os participantes receberão kits pedagógicos para replicar os novos conhecimentos em seus territórios, com acompanhamento da equipe em cada nova prática. A ação será finalizada com um evento aberto ao público para ampliar o alcance da temática.

Fechando o grupo, a Infinito Maré instalará uma caravela, por três meses, em um corpo hídrico da cidade para realizar biorremediação da água e análises dos poluentes removidos, unindo ciência e inovação em benefício do meio ambiente urbano.

“Estes projetos representam o impacto positivo que buscamos com o Heineken Floating Bar: iniciativas conectadas ao contexto de cada cidade e com potencial de deixar um legado concreto e duradouro. Mais do que um bar, o projeto faz parte de nossa plataforma de transformação urbana e ambiental”, destaca Eduardo Picarelli, Diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.

A seleção foi conduzida pelo Quintessa, que avaliou os projetos com base na aderência aos pilares do Green Your City, na capacidade de resposta a desafios reais da cidade e no potencial de impacto duradouro para Porto Alegre.

Últimas Notícias