Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Guido Antonini assina filme da campanha Vida Urgente

O diretor de cena Guido Antonini da Mythago, assina a direção do filme do Programa Vida Urgente, uma importante iniciativa da Fundação Thiago Gonzaga que visa conscientizar sobre a segurança no trânsito. Com uma abordagem impactante, a produção tem como objetivo sensibilizar o público a conscientizar que muitos sinistros fatais acontecem a uma velocidade que parece segura: 60 km/h. Um pedestre atropelado nessa velocidade tem apenas 2% de chance de sobreviver e o prognóstico para os ciclistas e motociclistas não é muito melhor.

A campanha, idealizada pela Fundação Thiago Gonzaga, conta com a colaboração criativa da Agência Hoc e a expertise da Mythago, que se uniram mais uma vez para criar uma ação marcante e de grande relevância social. A ideia é chamar a atenção para a prevenção de acidentes de trânsito, um tema urgente que afeta diariamente milhares de famílias brasileiras.  A campanha tem por objetivo divulgar uma petição a nível nacional pela aprovação do PL das Velocidades Seguras (2789/2023), com o objetivo de readequar a velocidade das avenidas dentro das cidades (de 60 Km/h para 50 Km/h) e aperfeiçoar a fiscalização através da velocidade média entre dois pontos.

O argumento principal do filme é alertar que existem acidentes, onde mesmo tomando todos os cuidados os sinistros acontecem. A mobilização para a assinatura desta PL tem por objetivo mudar a lei para que com a readequação de velocidade, a gravidade dos acidentes seja menor. “Este projeto é um verdadeiro chamado à reflexão. O trabalho da Fundação Thiago Gonzaga tem uma importância ímpar, e eu estou muito orgulhoso de fazer parte dessa iniciativa. O filme busca mostrar de forma real e emocionante o impacto das escolhas no trânsito, e como pequenas atitudes podem fazer toda a diferença para salvar vidas, afirma Guido Antonini, diretor do filme.

O Programa Vida Urgente já conquistou um grande impacto nas redes sociais e no cenário nacional, e este novo filme, que será exibido em diversos canais e plataformas digitais, promete continuar sensibilizando e incentivando a mudança de comportamento entre todos que se deslocam pelo Brasil.

Últimas Notícias