
Grande oportunidade para produtores locais ganharem visibilidade junto a restaurantes, chefs, delicatessens, mercados especializados e compradores em busca de experiências autênticas e inovadoras, o Guia de Sabores Únicos do RS ganha sua segunda edição, que recebe inscrições até o dia 10 de agosto. A iniciativa é parte do projeto Alimentos Brasileiros Diferenciados, desenvolvido pelo Sebrae com o apoio do Sebrae RS, e tem como foco promover o acesso dos pequenos negócios a novos mercados por meio da valorização da produção regional, artesanal e inovadora. A participação no guia reforça o compromisso com qualidade, identidade local e potencial de escala.
A atuação do Sebrae RS nas cadeias produtivas de alimentos e bebidas busca transformar o estado em referência nacional em produtos de alto valor agregado, com iniciativas que vão da tecnologia (Agritechs e Foodtechs) à expansão de mercados, passando por certificações, franquias, presença digital e internacionalização. “Ao apoiar a formalização e o fortalecimento dos pequenos negócios, o Sebrae RS estimula a geração de renda, o desenvolvimento sustentável das regiões e a valorização da diversidade produtiva do Rio Grande do Sul”, detalha o especialista de A&B do Sebrae RS e responsável pelo projeto, Roger Klafke.
Resultados da primeira edição
Salete Arruda da Silva, proprietária da Orgânicos Mariani, comenta a participação na primeira edição do Guia. “A presença trouxe diversos benefícios. Ela nos proporcionou uma grande oportunidade de destacar nossos produtos, especialmente o vinho bordô seco orgânico, para um público mais amplo e interessado em sabores autênticos e produtos mais saudáveis”.
Ela explica que conseguiu fortalecer a marca da empresa, aumentar a visibilidade e o faturamento, além de valorizar a tradição familiar e o compromisso com a agricultura sustentável. “A participação nos ajudou a consolidar nossa presença no mercado local e regional, atraindo novos clientes que buscam produtos naturais e responsáveis”, relembra.
Por fim, Salete detalha que os resultados foram positivos, com um aumento na procura pelos produtos e maior reconhecimento pelo esforço em oferecer alimentos saudáveis. “Essa experiência também nos motiva a continuar trabalhando e aprimorando nossos produtos e processos, sempre pensando em levar o melhor da agricultura orgânica para nossos consumidores”, comemora.
As inscrições para a segunda edição do Guia de Sabores Únicos do RS podem ser feitas pelo site https://forms.gle/LLvY3LPUWqxYmw5o8