O Alianza Lima aproveitou o fator local e construiu uma boa vantagem ao vencer o Grêmio por 2×0, no primeiro confronto da segunda fase, da Copa Sul-Americana. Ao todo, foram 23 finalizações do time da casa contra apenas oito do time gremista. Os gols dos peruanos foram marcados no segundo tempo por Gaspar Gentile e Eric Castillo.

Alianza Lima: Viscarra; Guillermo Enrique, Zambrano, Garcés e Miguel Trauco; Noriega, Cantero e Fernando Gaibor; Eric Castillo, Kevin Quevedo e Paolo Guerrero. Técnico; Nestor Gorosito. Entraram; Gaspar Gentile, Sérgio Peña, Piero Cari e Hernán Barcos.
Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti e Edenílson; Alysson e Aravena; André Henrique. Técnico; Mano Menezes. Entraram; Alex Santana, Monsalve, Pavón, Amuzu e Ronald.
O Alianza Lima quebrou um tabu de 28 anos, pois desde 1997 os peruanos não derrotavam uma equipe brasileira. Na oportunidade, o Alianza Lima venceu o Cruzeiro por 1×0, em Lima, pela Copa Libertadores da América.
Na próxima quarta-feira (23/07) em Porto Alegre, o Grêmio precisa vencer por três ou mais gols de diferença para se classificar no tempo normal. Se vencer por dois gols de diferença, a decisão da vaga vai para os pênaltis. Quem passar deste confronto vai enfrentar a Universidad Católica, do Equador, nas oitavas de final.