Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Granpal Summit 2025 discute tecnologia e inovação no setor público

Crédito: Reprodução

Para marcar seus 40 anos de fundação, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) promove um grande encontro para refletir sobre soluções inovadoras e tecnológicas para o setor público para o Estado. O Granpal Summit, que acontece no dia 12 de dezembro no Espaço Guahyba, no Quarto Distrito, irá receber as principais lideranças dos executivos municipais da região reunindo um contingente de 1 mil servidores e especialistas de inovação e tecnologia.

“A trajetória de quatro décadas da Granpal evidencia o papel fundamental que a entidade desempenha para a sociedade gaúcha, especialmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. Sua atuação consolidada é referência em articulação, cooperação e desenvolvimento regional, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento dos municípios e para a melhoria da qualidade de vida da população”, diz o prefeito de Taquari  e presidente da associação Granpal, André Brito.

“Mais do que um evento, o Granpal Summit será um espaço de conexão de ideias entre gestores, empresas e instituições. É um ambiente onde o poder da colaboração será usado para impulsionar os municípios da Grande Porto Alegre”, afirma o prefeito de Guaíba e presidente do Consórcio Granpal, Marcelo Maranata.

Contanto com a presença de gestores e representantes dos 27 municípios gaúchos, as atividades diversificadas contarão com palestras temáticas, exposições de empresas, novos produtos ligados a gestão pública além de um espaço de networking para empresas e gestores.

A abertura do evento será às 9h da manhã com presença esperada do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério; o prefeito de Taquari e presidente da Granpal André Brito; o prefeito de Guaíba e presidente do Consórcio Granpal, Marcelo Maranata e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Entre os convidados confirmados dos fóruns ao longo do dia estão o CEO da empresa da área de educação GetEdu, Daniel Garrido, que será o painelista do evento Educação STEAM: Construindo os Profissionais do Amanhã, a partir das 14h30.  O fundador e presidente das Farmácias São João, Pedro Brair e o diretor do Grupo Maristas, Ricardo Tavares também serão painelistas a partir das 15h30 em um debate sobre a mentalidade empreendedora e as organizações públicas.

Entre as atrações o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Edson Brum juntamente com o controlador geral do município de São Paulo, Daniel Falcão serão palestrantes sobre o diálogo com os tribunais de contas. Além destes terão diversos outros palestrantes e painelistas que estarão presentes ao longo do dia.

Participam também os prefeitos Sandro Mabel (Goiânia/GO), que vem falar sobre mobilidade e o desenvolvimento econômico de cidades. Uma das atrações mais aguardadas é a apresentação de startups, quando os municípios irão conhecer iniciativas ligadas à inovação e tecnologia. Uma das atrações mais aguardadas é o lançamento de um Programa de Compras Públicas Inovadoras para estimular e orientar as prefeituras a adquirirem serviços e produtos das startups gaúchas.

Últimas Notícias