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Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

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Governo lança campanha mercadológica para afirmar RS como destino de inverno

Viva o Inverno Gaúcho 4
Campanha “Viva o Inverno Gaúcho” é um movimento de união entre o poder público e o trade turístico – Foto: Divulgação Setur

O governo do Estado lançou uma nova campanha mercadológica com foco no turismo de inverno. Intitulada “Viva o Inverno Gaúcho”, a iniciativa tem como objetivo manter o Rio Grande do Sul como destino nacional durante os meses mais frios, com ações previstas até setembro. A campanha também estimula o turismo interno, para que os gaúchos vivam intensamente as experiências, paisagens e sabores do Rio Grande do Sul. A proposta é, também, mostrar que o Estado está pronto para receber turistas além do período de férias escolares, ampliando a movimentação. A proposta faz parte da estratégia do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

No primeiro trimestre de 2025, o Estado registrou crescimento de 84% nas chegadas internacionais, resultado do esforço de reposicionamento do turismo após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho e reflexo também da Campanha Nacional de Turismo, lançada em setembro de 2024. A Secretaria de Turismo (Setur) entende que, para consolidar esse avanço, é necessário buscar novas fatias de mercado e manter o Rio Grande do Sul em evidência como destino durante todo o ano.

A campanha “Viva o Inverno Gaúcho” é um movimento de união entre o poder público e o trade turístico. A iniciativa estimula a criação de conteúdos regionais, convida empreendimentos e prefeituras a aderirem ao selo e disponibiliza materiais como jingle, vídeos e identidade visual para uso coletivo. O objetivo é promover o turismo interno e atrair visitantes dos principais mercados emissores do país, com foco em praças prioritárias como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Distrito Federal.

Para isso, estão previstas ações em mídia tradicional, veículos de comunicação, ambiente digital, redes sociais e em pontos estratégicos como aeroportos, salas de cinema e avenidas de grande circulação, ampliando a visibilidade do destino Rio Grande do Sul durante os meses mais frios. Um dos destaques é o selo “Viva o Inverno Gaúcho”, que pode ser utilizado por empreendimentos, municípios e entidades do setor. Embora lançado com a campanha, o selo foi pensado para seguir sendo utilizado de forma descentralizada, servindo como marca de identificação para experiências de inverno no Rio Grande do Sul.

ALTA TEMPORADA

A estratégia de prolongar a temporada até setembro permite desconstruir a associação direta do turismo de inverno apenas ao mês de julho e às férias escolares. Com isso, busca-se distribuir melhor o fluxo turístico, evitar picos de demanda e estimular visitas fora da alta temporada tradicional.

A campanha também reforça o papel do turismo como agente de reconstrução econômica e emocional do Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, o governo aposta no poder da colaboração para ampliar sua presença nos mercados estratégicos e mostrar ao país a retomada do Estado.

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