
O Governo do Rio Grande do Sul formalizou, nesta quinta-feira, 23, um Termo de Engajamento com o Daugherty Water for Food Global Institute (DWFI), vinculado à Universidade do Nebraska e referência mundial em gestão da água para produção de alimentos. O acerto resulta da missão técnica do Executivo, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, nos Estados Unidos.
O termo, que não acarretará custos ao Estado, foi assinado por Gabriel; pelo diretor de Gestão Corporativa da Invest RS (agência de desenvolvimento do Estado), Rodrigo Ribeiro; e pelo professor da Universidade do Nebraska, Christopher Neale, que é referência em pesquisas sobre irrigação e uso eficiente da água. O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, acompanhou o ato.
Souza explicou que o acordo estabelece as bases da cooperação técnica e científica para a execução de projetos voltados ao manejo sustentável de recursos hídricos, pesquisa aplicada, inovação tecnológica e capacitação de especialistas.
“Estamos criando essa cooperação formal por meio da Invest RS, que é o nosso braço de promoção de investimentos. Visamos aproximar nossas relações com o DWFI para compartilhar informações e melhorar as condições de irrigação do Estado. O termo nos permitirá acesso a informações e tecnologias desenvolvidas pelo instituto, que possui dados do mundo inteiro. Isso será essencial para fortalecer nossos planos e políticas públicas de irrigação”, explicou Sousa.
Ribeiro ressaltou que o DWFI é um dos mais relevantes centros de pesquisa e produção de dados sobre irrigação e manejo de água aplicado ao agronegócio. “A parceria entre o Estado e o instituto é mais uma iniciativa para reverter os grandes prejuízos causados pela seca no Rio Grande do Sul, utilizando o que há de melhor em tecnologia e aplicação de ciência na prática”, afirmou.
Neale reforçou o interesse do instituto em cooperar com o Estado. “Espero que a visita tenha sido frutífera, com aprendizados sobre o uso sustentável da irrigação para a produção de alimentos no Nebraska. Estamos à disposição para trabalhar conjuntamente para fazer o mesmo no Rio Grande do Sul”, frisou.
Apenas 4% no RS
Hoje o Rio Grande do Sul conta com apenas 4% de área irrigada. Com o apoio técnico do DWFI, o governo busca acelerar a expansão da irrigação no Estado, fazendo uso racional de águas superficiais e subterrâneas com base em modelos de referência internacional.
Como funcionará o Termo de Engajamento
O documento tem vigência inicial de um ano, com renovação automática, e define diretrizes de atuação conjunta. Entre os eixos do acordo, estão: gestão e manejo sustentável de recursos hídricos; produção, tratamento e análise de dados agrícolas e hídricos; desenvolvimento de tecnologias e estratégias de irrigação; intercâmbio técnico e benchmarking institucional; capacitação profissional e troca de especialistas; e pesquisa aplicada e inovação tecnológica.
O termo também estabelece cláusulas de confidencialidade, garantindo que todas as informações técnicas e científicas compartilhadas entre as partes sejam protegidas e só possam ser divulgadas mediante autorização.
Além disso, prevê que toda a articulação conduzida pela Invest RS com entes públicos e privados, nacionais ou internacionais seja feita de forma transparente e em conformidade com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
O acordo não envolve repasse de recursos financeiros, tampouco compromete o Estado com metas de resultado, tendo caráter de cooperação e intercâmbio institucional.
Fonte: Correio do Povo