
Com base nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e a Invest RS anunciaram o Empreender RS, um pacote de ações para impulsionar o futuro do Rio Grande do Sul. O objetivo é transformar o Rio Grande do Sul em um destino empreendedor, estimulando a abertura de empresas, a atração de investimentos, a prospecção de mercados e o fortalecimento da posição do Estado como um polo de promoção de negócios nacionais e internacionais.
O Empreender RS é composto por cinco iniciativas, executadas em colaboração entre a Sedec e a Invest RS: RS em Dados; Desenvolve Município; Promove RS; RS Global e Conexão Indústria RS. São ações previstas no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, que contemplam desde a divulgação de informações estratégicas para a tomada de decisão das empresas que querem investir no Estado, passando por desenvolvimento regional até a qualificação da exportação da produção do RS para mercados internacionais.
CONEXÃO
Uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) foi firmada por meio de um termo de cooperação em conjunto com Sedec e Invest RS, criando os instrumentos para execução do programa Conexão Indústria RS. O documento trata do adensamento da cadeia produtiva, incluindo a indústria local gaúcha no ecossistema dos grandes investimentos, fornecendo insumos para a consolidação do
Também foram assinados decretos. O primeiro formalizou o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Rio Grande do Sul e seu modelo de governança. A institucionalização marca um avanço estratégico para o Estado e consolida o compromisso do governo com a implementação estruturada e de longo prazo do plano.
O decreto cria ainda a Secretaria Executiva do Plano de Desenvolvimento, vinculada à Sedec, e define os mecanismos de articulação interinstitucional, monitoramento e participação dos diferentes atores públicos e privados no processo de transformação econômica do RS.
O segundo decreto assinado dispõe sobre a prorrogação do Fundopem Recupera, modelo adaptado do programa Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul, direcionado para empresas que foram atingidas pelas enchentes de 2024. O prazo foi estendido até 31 de dezembro.
O programa não aporta recursos nem consiste em ressarcimento, mas em um abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido para projetos novos ou em andamento. O decreto amplia o número de empresas enquadradas no Fundopem Recupera.