
Após identificação de um erro em dado histórico na impressão dos uniformes entregues pelo Governo do Rio Grande do Sul aos estudantes da rede, a Secretaria Estadual da Educação informou que vai notificar os fornecedores para implementar ações imediatas para correção das peças.
Nessa quinta-feira, o presidente da Assembleia do RS, deputado Pepe Vargas, em entrevista à Rádio Guaíba, argumentou que não se trata apenas de um erro de digitação, visto que a data da Revolução Farroupilha está estampada como 20 de setembro de 1855, quando deveria ser 1835, mas também um desperdício de milhões de reais.
Em nota, o governo destacou que, no edital, na licitação – o brasão está com a data correta, e que a licitação para aquisição dos uniformes foi estruturada em nove editais regionais, com a contratação de dezoito empresas, e o investimento de cerca de R$ 208 milhões. Até o momento, já foram entregues mais de 5,4 milhões de peças, em mais de 2.136 escolas da Rede Estadual.
Segundo a secretaria, embora as entregas tenham começado no início do ano letivo, o cronograma foi ajustado devido a pedidos de prorrogação por parte de algumas empresas fornecedoras. Estima-se que, até o início desta semana, seis escolas da rede ainda aguardavam o recebimento de alguma peça dos kits.
A pasta reforçou ainda que, pela primeira vez na história, o Governo do Estado entrega um kit completo, com dez peças de uniforme escolar, para cada estudante da Rede Estadual. Para o Estado, trata-se de um avanço significativo na promoção do direito à educação, refletindo o compromisso da gestão com o bem-estar dos estudantes, o apoio aos professores e o investimento no futuro da sociedade.