
O governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inauguraram nessa segunda-feira o Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, ao HIV/Aids e Coinfecções (Craip). O espaço será voltado para a atenção, prevenção e acolhimento de pacientes com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e tuberculose.
O centro funcionará em um prédio localizado na avenida João Pessoa, no bairro Farroupilha, onde antes ficava o Ambulatório de Dermatologia Sanitária. O espaço, que pertence ao governo do Estado, foi cedido para uso da prefeitura. O centro funcionará como referência regional para ISTs e tuberculose, ampliando o acesso a cuidados e aconselhamento, incluindo testagem e tratamento, e também oferecem as profilaxias Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição (PrEP).
A inauguração contou com a presença da secretária estadual adjunta da Saúde, Ana Costa, e do secretário municipal da Saúde da Capital, Fernando Ritter. Ambos destacaram a união de esforços entre o governo do Estado, a Prefeitura e a sociedade civil para retomar o local e ampliar a rede de cuidados sobre o tema. “Não se faz saúde em uma pauta tão sensível sem a construção de todos. Construímos um plano de ação no qual o foco são as pessoas”, contou Ana Costa.
Ritter reforçou que o espaço onde funcionará o Craip em Porto Alegre é um ponto de referência histórico no Rio Grande do Sul para o tratamento e acolhimento de pacientes com HIV/Aids. Ele citou ainda a busca pela redução dos índices de contaminação. “Nunca nos acomodamos com os números. Atuamos desde o início com testes rápidos, ações, capacitação de pessoas e muito mais. Mas faltava esse centro de referência”, completou o titular da SMS.
A coordenadora da política de Atenção às ISTs, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da SMS, Daila Raenck, explica que o Craip servirá como um espaço de acesso facilitado para a população de acesso à rede de saúde no tema. “Entendemos que, para eliminar tanto a tuberculose como o HIV/Aids, é importante ter mais pontos de acesso na rede para iniciar o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno para a cura ou estabilização do quadro. Aqui vai ser um local de livre demanda, onde qualquer pessoa na cidade pode buscar o seu diagnóstico”, concluiu.
Fonte: Correio do Povo