
O Tribunal de Justiça (TJRS) repassou R$ 103 milhões à área da saúde pública no Rio Grande do Sul. A destinação da soma foi oficializada nesta segunda-feira, em ato, com o presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, e do governador Eduardo Leite, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.
A formalização do repasse ocorreu por meio de termo de cooperação, contemplando atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) em território gaúcho, como aquisição de medicamentos, serviços na especialidade de oncologia e melhorias na infraestrutura de hospitais em Porto Alegre, Tenente Portela, Campo Bom, Caxias do Sul, Faxinal do Soturno e Portão.
“Essa iniciativa é fundamental para diminuir as filas em hospitais e agilizar o atendimento ao povo gaúcho. Além disso, assim também é possível fazer mais investimentos, com recursos para comprar tecnologias e aprimorar os procedimentos cirúrgicos”, afirmou Eduardo Leite.
Os valores fazem parte do Judiciário Solidário, programa criado durante a pandemia com o objetivo de contribuir para a qualificação de atendimentos públicos. A iniciativa também visa reduzir a judicialização em setores como saúde, educação, assistência social e segurança.