Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Governo apresenta projeto de concessão do transporte coletivo da Região Metropolitana

Crédito: Alex Rocha/PMPA

O governo do Estado apresentou o projeto de concessão do serviço de transporte coletivo na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) em audiência pública realizada na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na capital. O evento faz parte do processo de escuta da população e do setor para a elaboração da futura concessão, que conta com a Fundação Getulio Vargas (FGV) como parceiro estruturador. O período de consulta pública para o recebimento de contribuições está vigente até 23 de fevereiro.

A Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), pasta responsável pelas parcerias público-privadas (PPPs) no Executivo estadual, detalhou o projeto, que prevê a diminuição da idade da frota destinada à operação técnica do transporte público coletivo na RMPA, além da infraestrutura de garagem e o investimento em sistemas inteligentes (Intelligent Transport Systems – ITS). Os serviços de bilhetagem eletrônica e o cadastramento dos meios de pagamento são segregados da operação e tema de outra PPP.

A futura concessão estima uma frota de 1.372 veículos (com idade média de 6 anos, ar-condicionado em toda frota, mais reserva técnica de 10%) e demanda de 4.8 milhões passageiros por mês. O projeto é dividido em seis sublotes, com duração de 15 anos. A previsão é que o edital seja lançado ainda no primeiro semestre de 2026 e o leilão ocorra entre julho e agosto desse ano. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e a Metroplan também participam da elaboração da PPP.

JULGAMENTO

O critério de julgamento da licitação será dado pelo menor valor da contraprestação mensal. A modelagem projeta um valor de investimentos (Capex) de R$ 438,25 milhões, e valor total de operação (Opex) de R$ 9,65 bilhões, ao longo de todo o contrato.

“Esse momento de consulta pública é fundamental para discutir e colher contribuições para o projeto, que está sendo acompanhado pelo Ministério Público. Nosso objetivo com a concessão, além de regularizar o sistema, que hoje opera sem regularização por parte do Poder Público, é requalificar, modernizar e oferecer um serviço melhor, que a população da região metropolitana espera e merece”, comentou a subsecretária da Reconstrução Gaúcha, Anna Clara Yaginuma.

Os trajetos que são realizados atualmente serão mantidos, com um processo de readequação das linhas. Também será mantida a estrutura tarifária praticada hoje, sem aumento dos custos para o usuário. Com o investimento na frota, a iniciativa busca reduzir a idade média dos ônibus em operação pela metade.

O sistema de mensuração de desempenho e outros tópicos foram apresentados pelo representante da FGV Cidades, Ciro Biderman. “Quem vai se responsabilizar por operar o sistema de transporte coletivo serão os consórcios que vencerem a licitação. O poder concedente, que é o governo do Estado, ficará responsável pelo cálculo da tarifa, fiscalização dos contratos e da qualidade do serviço. Esse modelo mais formal vai dar muito mais segurança para as próprias empresas de ônibus”, explicou.

Divisão por bacias

A concessão prevê seis sublotes (bacias), que atenderá um conjunto de municípios:

  • Centro: Campo Bom; Canoas; Dois Irmãos; Estância Velha; Esteio; Ivoti; Novo Hamburgo; São Leopoldo; Sapucaia do Sul.
  • Leste: Cachoeirinha; Glorinha; Gravataí; Santo Antônio da Patrulha.
  • Nordeste: Araricá; Igrejinha; Nova Hartz; Parobé; Rolante; Sapiranga; TaquaraNoroeste: Capela de Santana; Montenegro; Nova Santa Rita; Portão; São Sebastião do Caí; Triunfo.
  • Oeste: Arroio dos Ratos; Charqueadas; Eldorado do Sul; Guaíba; São Jerônimo.
  • Sudeste: Alvorada; Viamão.

Últimas Notícias