
O governador Eduardo Leite realizou, na manhã de quinta-feira (4), a abertura oficial do 27º Pavilhão da Agricultura Familiar, durante a 48ª Expointer, em Esteio. O espaço reúne mais de 400 empreendimentos, sendo mais de 150 liderados por mulheres e cerca de 80 por jovens agricultores. O ato contou ainda com a presença de dezenas de autoridades estaduais e federais, além de representantes de entidades. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, chegou a estar presente no parque no início da manhã, mas precisou retornar a Brasília antes da solenidade.
No seu discurso, o governador destacou que a agricultura familiar é estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Estado e destacou os investimentos feitos em programas de incentivo que estão beneficiando os agricultores gaúchos, mas falou sobre a necessidade de medidas do governo federal para o endividamento causado pelos efeitos climáticos dos últimos anos.
Leite mencionou que espera anúncios do governo federal durante a abertura oficial da Expointer, que será realizada na sexta-feira (5). “Se o ministro Paulo Teixeira precisou retornar a Brasília chamado pelo presidente Lula, isso aumenta nossa expectativa de que venha amanhã com boas notícias, especialmente no refinanciamento das dívidas dos produtores, que sofreram com quatro ciclos de estiagem nos últimos seis anos”, disse.
O secretário do Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti classificou esta edição como uma “virada de chave” para o setor. Segundo ele, a feira vem registrando resultados expressivos em vendas, com crescimento de 30% em relação ao ano passado. “A agricultura familiar está representada em todo o parque, não apenas neste pavilhão. Isso demonstra a força e a importância desse segmento para a economia gaúcha”, afirmou.
Representando o ministro da Agricultura, Paulo Teixeira, o presidente da Conab, Edegar Pretto, transmitiu uma mensagem de apoio do governo federal. “O ministro esteve aqui até pouco antes da cerimônia, mas precisou se deslocar a Brasília para tratar de assuntos com o presidente Lula. Ele retorna ainda hoje e estará presente na abertura oficial da Expointer amanhã, junto da comitiva do governo federal”, garantiu.
Guilherme Sperafico/Corrio do Povo