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Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

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Govbr lança plataforma de Governo Digital para acelerar transformação de cidades inteligentes

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Govbr-Governo-Digital-Imagem-2.jpg

A Govbr, especializada em soluções de governança para a gestão pública que utilizam tecnologia e inteligência artificial, está lançando o GOVBR Governo Digital, uma plataforma abrangente de transformação digital para órgãos públicos. A ferramenta integra software de gestão, portal de serviços ao cidadão, assistente inteligente via WhatsApp e consultoria especializada, conectando todas as áreas da administração pública. Com o objetivo de tornar a relação entre cidadão e município mais fluida, eficiente e acessível, a solução permite aos municípios ir além da digitalização, proporcionando uma verdadeira transformação ao interligar cada aspecto da gestão e criar um ecossistema público mais ágil e inteligente.

O lançamento também é o resultado de mais de R$ 50 milhões em investimento em tecnologia realizados na Govbr desde 2023. Com a nova plataforma, a expectativa da empresa é crescer 12% ao ano no próximo quatriênio. “Essa solução representa um avanço tecnológico significativo da Govbr. Trata-se de uma nova geração de soluções públicas, resultado de aportes robustos em inovação, desenvolvimento de software e experiência do usuário. Ela conecta processos, sistemas e pessoas em uma plataforma única e integrada, oferecendo um ecossistema que une automação, padronização de rotinas, inteligência operacional e uma experiência moderna para servidores e cidadãos”, afirma Tiago Serpa, COO (Chief Operating Officer) da Govbr.

A plataforma se posiciona como peça-chave na aceleração das cidades inteligentes, municípios que aliam desenvolvimento tecnológico ao progresso social e ambiental, por meio de inovações digitais e disruptivas. “A transformação não é apenas tecnológica, mas estratégica, com impacto direto na vida das pessoas. Sem governança digital, as cidades ficam mais lentas e fragmentadas, o cidadão e o servidor precisam alternar entre sistemas, ou migrar do físico para o digital em diferentes etapas da gestão, o que atrasa e complica a experiência de todos. Cidades inteligentes são aquelas que usam tecnologia com propósito, para melhorar o cotidiano dos seus habitantes”, completa Serpa.

PILARES

A plataforma é estruturada em três pilares principais: o Portal de Serviços, um canal oficial da gestão pública para atendimento ao cidadão, servidores e empresas, que permite abertura de processos, solicitações de serviços e acompanhamento de demandas diretamente pela internet; o Assistente Virtual via WhatsApp, que realiza a comunicação direta pelo aplicativo mais usado no Brasil, oferecendo serviços como abertura e acompanhamento de protocolos, emissão de certidões e boletos, sendo que, em casos mais complexos, o atendimento é direcionado para um agente humano, e a Consultoria para Governo Digital, que oferece atuação contínua da Govbr junto aos municípios para promover a cultura digital, incluindo diagnósticos, configuração da plataforma e capacitação de servidores. O impacto do uso da tecnologia já é perceptível em diversas prefeituras, com redução média de 73% no tempo de tramitação documental, economia de 82% em custos de armazenamento e aumento de 91% na satisfação dos cidadãos com os serviços públicos.

As cidades que já são clientes da Govbr não precisarão recomeçar o uso das soluções a partir do zero. O GOVBR Governo Digital foi projetado como uma evolução das plataformas já existentes, com transição gradual e segura. O modelo de implantação respeita a rotina intensa da gestão pública e minimiza impactos operacionais, garantindo a continuidade dos serviços durante todo o processo. Além disso, cada etapa da implementação será acompanhada por uma equipe técnica dedicada e consultores especializados, assegurando uma jornada de transformação digital completa e bem-sucedida.

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