
A Govbr, especializada em soluções de governança para a gestão pública que utilizam tecnologia e inteligência artificial, está lançando o GOVBR Governo Digital, uma plataforma abrangente de transformação digital para órgãos públicos. A ferramenta integra software de gestão, portal de serviços ao cidadão, assistente inteligente via WhatsApp e consultoria especializada, conectando todas as áreas da administração pública. Com o objetivo de tornar a relação entre cidadão e município mais fluida, eficiente e acessível, a solução permite aos municípios ir além da digitalização, proporcionando uma verdadeira transformação ao interligar cada aspecto da gestão e criar um ecossistema público mais ágil e inteligente.
O lançamento também é o resultado de mais de R$ 50 milhões em investimento em tecnologia realizados na Govbr desde 2023. Com a nova plataforma, a expectativa da empresa é crescer 12% ao ano no próximo quatriênio. “Essa solução representa um avanço tecnológico significativo da Govbr. Trata-se de uma nova geração de soluções públicas, resultado de aportes robustos em inovação, desenvolvimento de software e experiência do usuário. Ela conecta processos, sistemas e pessoas em uma plataforma única e integrada, oferecendo um ecossistema que une automação, padronização de rotinas, inteligência operacional e uma experiência moderna para servidores e cidadãos”, afirma Tiago Serpa, COO (Chief Operating Officer) da Govbr.
A plataforma se posiciona como peça-chave na aceleração das cidades inteligentes, municípios que aliam desenvolvimento tecnológico ao progresso social e ambiental, por meio de inovações digitais e disruptivas. “A transformação não é apenas tecnológica, mas estratégica, com impacto direto na vida das pessoas. Sem governança digital, as cidades ficam mais lentas e fragmentadas, o cidadão e o servidor precisam alternar entre sistemas, ou migrar do físico para o digital em diferentes etapas da gestão, o que atrasa e complica a experiência de todos. Cidades inteligentes são aquelas que usam tecnologia com propósito, para melhorar o cotidiano dos seus habitantes”, completa Serpa.
PILARES
A plataforma é estruturada em três pilares principais: o Portal de Serviços, um canal oficial da gestão pública para atendimento ao cidadão, servidores e empresas, que permite abertura de processos, solicitações de serviços e acompanhamento de demandas diretamente pela internet; o Assistente Virtual via WhatsApp, que realiza a comunicação direta pelo aplicativo mais usado no Brasil, oferecendo serviços como abertura e acompanhamento de protocolos, emissão de certidões e boletos, sendo que, em casos mais complexos, o atendimento é direcionado para um agente humano, e a Consultoria para Governo Digital, que oferece atuação contínua da Govbr junto aos municípios para promover a cultura digital, incluindo diagnósticos, configuração da plataforma e capacitação de servidores. O impacto do uso da tecnologia já é perceptível em diversas prefeituras, com redução média de 73% no tempo de tramitação documental, economia de 82% em custos de armazenamento e aumento de 91% na satisfação dos cidadãos com os serviços públicos.
As cidades que já são clientes da Govbr não precisarão recomeçar o uso das soluções a partir do zero. O GOVBR Governo Digital foi projetado como uma evolução das plataformas já existentes, com transição gradual e segura. O modelo de implantação respeita a rotina intensa da gestão pública e minimiza impactos operacionais, garantindo a continuidade dos serviços durante todo o processo. Além disso, cada etapa da implementação será acompanhada por uma equipe técnica dedicada e consultores especializados, assegurando uma jornada de transformação digital completa e bem-sucedida.