Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Gol comemorado com shot vermelho ou azul no Gre-Nal do LOOF

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-09-18-at-17.24.21-e1758244642225.jpeg

O LOOF – Food & Fun escolheu Porto Alegre para o projeto-piloto do hub de gastronomia e diversão, então nada mais natural e coerente do que valorizar a cidade, seus eventos e suas paixões. Neste domingo do Gre-Nal 448, válido pela 24 rodada do Campeonato Brasileiro, os convidados que estiverem assistindo à partida no sports bar poderão comemorar os gols do time do coração com shots vermelho ou azul. Entre um lance e outro, antes ou depois do jogo no Beira-Rio, o público poderá aproveitar as demais atrações do LOOF como boliche, arcade (jogos eletrônicos e simuladores) e arremesso de machado – o único existente no Brasil é o instalado no segundo piso do Bourbon Shopping Country.

O chef de bar Roni Soares – reconhecido por sua atuação em estabelecimentos premiados do eixo Rio–São Paulo – idealizou a carta de drinks, explorando referências autorais, ingredientes brasileiros e composições que acompanham o espírito vibrante e multifacetado do espaço. As bebidas são tão personalizadas que vão contemplar temas de filmes em cartaz no complexo. Já o gaúcho Lucca Zílio será o chef de bar residente.

A abertura do LOOF ocorreu exatamente em setembro, o mês Farroupilha. Por isso, tem promoção para valorizar a tradição. Neste sábado, 20, Dia do Gaúcho, o cliente que pedir a conta usando uma frase ou expressão tipicamente gaúcha ganha 10% de desconto (não cumulativo).

No mesmo dia, LOOF ainda dará atenção aos aficionados pelo Batman Day, pois os clientes de capa preta pagarão meia na reexibição do filme “Batman eternamente”, na sessão das 19h. “Queremos integrar o cinema e o LOOF como um todo às experiências das pessoas, unindo contemporaneidade, culinária de qualidade, atrações tecnológicas e entretenimento”, conta Marcos Barros, idealizador do projeto, além de fundador e CEO da Rede.

Com investimento de R$ 15 milhões, a escolha da Capital está diretamente ligada a sua vocação para a cultura e a vida noturna, propícios para testar novos formatos de empreendimentos. “Estamos em um shopping que faz parte da história da cultura no Brasil e com uma aptidão natural ao entretenimento, amplificada pela operação do teatro”, complementa Barros. Por isso tudo, o LOOF funciona como uma espécie de tradução livre de “lots of fun”, uma expressão que carrega bem o espírito e o DNA da marca que é diversão em essência.

Últimas Notícias