Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Gerdau marca presença na 48ª Expointer e Prêmio Gerdau Melhores da Terra

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Gerdau-marca-presenca-na-Expointer_divulgacao-Gerdau.jpeg

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, estará presente na 48ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que acontece entre os dias 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio (RS). A companhia levará seu amplo portfólio de produtos e soluções em aço voltados ao segmento, além de premiar os equipamentos e tecnologias mais inovadores na edição Expointer do 36ª Prêmio Gerdau Melhores da Terra, iniciativa que reconhece a inovação e a excelência do agronegócio.

Em seu estande, a Gerdau vai expor os principais produtos e soluções em aço, com foco em sua linha de cercamentos, como arames farpados, ovalados, cordoalha, grampos e pregos. Além disso, estarão expostos produtos que atendem a indústria de implementos agrícolas, como a bobina laminada a quente, arames para solda, arames industriais, barras e perfis e chapas grossas. As informações do portfólio completo de produtos estão disponíveis na plataforma Gerdau mais.

De acordo com Débora Junge Baum, líder de marketing da Gerdau, a participação na Expointer é uma excelente oportunidade para que o público possa conhecer de perto os diferenciais dos produtos em aço da linha Agro, desenvolvidos para atender às demandas dos setores agropecuário e de máquinas e equipamentos agrícolas. “É muito importante para nós continuarmos fortalecendo os laços da Gerdau com o Rio Grande do Sul, onde tudo começou. Também é uma grande oportunidade poder participar de uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina e poder apresentar soluções e produtos em aço para nossos clientes. Nosso compromisso é continuar investindo em tecnologia e inovação, que impactam positivamente a sociedade”, destaca.

Durante a Expointer, a Gerdau também premiará, no dia 2 de setembro, os vencedores do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, que reconhece as melhores novidades em diferentes áreas do setor. As categorias deste ano são: “Novidade Expointer Agricultura de Escala”, “Novidade Expointer Agricultura Familiar”, “Inovação Digital Expointer”. 

Os inscritos no Prêmio são empresas expositoras na Expointer, que terão as soluções avaliadas pela comissão julgadora, formada por engenheiros agrônomos, professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades e instituições de pesquisa agronômica do Brasil e da Argentina, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Passo Fundo, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM). A divulgação será feita no estande da Gerdau no evento e a premiação ocorre nos estandes dos ganhadores.

Últimas Notícias