Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Gerdau abre 26 vagas de estágio exclusivas para sua rede de distribuição

Crédito: Divulgação/Gerdau

A Gerdau abriu as inscrições para seu programa de estágio, focada exclusivamente nas operações da Comercial Gerdau (CG), canal de distribuição de aço da maior empresa brasileira produtora de aço. Com foco estratégico em áreas administrativas e de apoio ao negócio, a iniciativa oferece 26 vagas distribuídas em 20 cidades de dez estados brasileiros, e as pessoas interessadas podem se inscrever até 9 de março no site do programa.

As oportunidades são destinadas a estudantes de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura em cursos como Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharias (Ambiental, Civil, de Produção e de Segurança), Estatística, Finanças, Gestão Comercial, Gestão Empresarial, Logística, Marketing, Psicologia ou Recursos Humanos. Para participar, os candidatos e candidatas devem ter formação prevista entre junho de 2027 e junho de 2030 e disponibilidade para estagiar 6 horas diárias na localidade escolhida.

De acordo com a diretora global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau, Flávia Nardon, todas as pessoas que atendam aos pré-requisitos são bem-vindas e não há um limite de idade para se inscrever. “Este programa de estágio é um convite para que os talentos vivenciem o dinamismo da Comercial Gerdau, nossa distribuidora própria de aço que acaba de completar 55 anos. Queremos desenvolver profissionais que desejam atuar no centro estratégico do negócio, em áreas que vão da inteligência logística ao suporte administrativo, garantindo a mesma trilha de aprendizado e aceleração de carreira que marca o programa de estágio universitário, o G.Start”, explica.

PROGRAMA

Este programa de estágio oferece não apenas suporte e desenvolvimento profissional, mas também um pacote de benefícios completo, que abrange uma bolsa-auxílio, transporte fretado ou auxílio transporte (dependendo da região), vale-refeição ou refeitório no local, além de plano de saúde, plano odontológico e seguro de vida, Einstein Conecta, auxílio-farmácia, Wellhub ou TotalPass, Programa +Viver, com psicólogos online sem custo e sem coparticipação, e o Programa +Cuidado, que disponibiliza profissionais especializados para apoiar colaboradores da companhia e seus dependentes em questões psicológicas e financeiras.

As vagas estão disponíveis nas unidades da Comercial Gerdau nos estados da Bahia (Vitória da Conquista), Ceará (Fortaleza), Paraíba (Campina Grande), Minas Gerais (Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia e Varginha), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes), Piauí (Teresina), Rio Grande do Sul (Caxias do Sul e Porto Alegre), Santa Catarina (Criciúma e Joinville), São Paulo (Campinas, Jundiaí, Limeira, Presidente Prudente e São Caetano do Sul) e Sergipe (Aracaju).

As 26 vagas de estágio desta edição são exclusivas para funções da Comercial Gerdau, distribuidora própria da companhia com mais de 70 pontos de venda no País, e estão direcionadas ao ecossistema comercial e logístico, contemplando áreas como Administrativo, Comercial, Recursos Humanos, Logística, Abastecimento, Almoxarifado, Performance e Segurança e Meio Ambiente. Em paralelo, a empresa reforça que seu programa de estágio universitário, o G.Start, tradicionalmente abre processos seletivos nos meses de maio e outubro, com foco nas operações industriais e corporativas da companhia.

Últimas Notícias