Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Gerdau cria banco de talentos para profissionais de tecnologia

Crédito: Divulgação/Gerdau

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, acaba de lançar seu banco de talentos na área de tecnologia, com foco especial em Dados e Solutions. Profissionais formados em cursos relacionados à ciência da computação, informática e engenharias podem se cadastrar na plataforma. As futuras vagas futuras estarão concentradas, principalmente, em São Paulo (SP).
 

Na área de Dados serão considerados especialistas em Data Science, Engenharia de Dados, Machine Learning e Inteligência Artificial. Já em Solutions, a companhia busca Consultores de Soluções SAP. “A Gerdau, como uma empresa com mais de 124 anos de história, tem se tornado cada vez mais cyber-powered, realizando as transformações necessárias ao negócio por meio do digital e da tecnologia. A criação do banco de talentos em tecnologia visa atrair talentos com perfil técnico, inovador e colaborativo, que desejem atuar em uma companhia com cultura inovadora e digital, além de contribuir com soluções estratégicas para nossos desafios”, afirma Gustavo França, diretor global de TI e Digital da Gerdau.

O banco de talentos está disponível para inscrições e será acompanhado continuamente pela área de Pessoas da Gerdau. À medida que novas oportunidades forem abertas, os perfis cadastrados serão cuidadosamente analisados e os profissionais que atenderem aos requisitos serão convidados a participar dos processos seletivos conduzidos pelo time de recrutamento da companhia. O cadastro de currículos pode ser acessado nestes links (Dados e Solutions).

Últimas Notícias