
A CAIXA inicia, no dia 24 de novembro, a primeira etapa de disponibilização do vale-recarga de gás de cozinha (GLP) para beneficiários do Programa Gás do Povo. Nesta fase inicial, cerca de 1 milhão de famílias serão contempladas em 10 capitais brasileiras, incluindo Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
A recarga gratuita do botijão de gás poderá ser realizada diretamente nas revendedoras que aderiram voluntariamente ao programa, sem intermediários, por meio de validação eletrônica na solução tecnológica utilizada pela revenda e fornecida pela CAIXA. O responsável familiar poderá retirar o gás utilizando:
- Cartão com chip do Bolsa Família e senha;
- Cartão de débito de conta CAIXA e senha;
- CPF com código de validação enviado ao celular cadastrado.
A operacionalização do programa é feita pela CAIXA, que também disponibiliza o sistema para adesão das revendedoras de gás desde 23 de outubro de 2025. Para participar, as empresas devem estar cadastradas na ANP, em situação regular junto à Receita Federal, possuir conta corrente PJ na CAIXA e utilizar a azulzinha como meio de pagamento.
O benefício será concedido às famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com base em critérios como inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Terão prioridade as famílias que já recebem o Bolsa Família.
O programa:
O Gás do Povo é a nova política pública criada pelo Governo Federal para ampliar e fortalecer o acesso ao gás de cozinha no Brasil. A iniciativa substitui gradualmente o Auxílio Gás dos Brasileiros (Lei nº 14.237/2021), promovendo mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda.
O programa vai oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg em revendas credenciadas, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. A previsão é que até março de 2026 o programa alcance 15 milhões de famílias em todo o país, com transição gradual do modelo anterior.
Os beneficiários poderão consultar seu direito ao vale recarga Gás do Povo nos seguintes canais:
- Aplicativo “Meu Social” (do Governo Federal);
- Portal Cidadão CAIXA (Link);
- Atendimento CAIXA Cidadão – 0800 726 0207
Quem tem direito
Para ter direito, a família tem de estar inscrita no CadÚnico, cadastro de famílias de baixa renda do governo federal. Para se inscrever, basta ir pessoalmente em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou outro posto de atendimento do município. O cadastro é gratuito.