Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Gad Insights 2025 ganha novo formato em videocast

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-12-03-at-12.01.35.jpeg

O Gad Insights, estudo proprietário da consultoria de marca Gad’, ganhou um novo formato na edição 2025. O relatório anual que analisa o comportamento das marcas ao longo do último ano, e sintetiza suas conclusões em dez grandes insights, chega em formato audiovisual (videocast e podcast), produzido em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Para discutir as principais tendências identificadas na 6ª edição do estudo, com o tema central “O resgate das origens”, o CEO do Gad’ Luciano Deos convidou João Clark, diretor de Marketing e Growth do Sicredi; Ana Cristina Estrada, professora de Branding da ESPM e consultora de marketing; e Patricia Takehara, diretora de Estratégia do Gad’.

O videocast/podcast Gad Insights 2025 aborda cada um dos dez insights que compõem o estudo, resultado de um amplo trabalho de observação, investigação e análise conduzido pela equipe da consultoria ao longo do último ano. Para Luciano Deos, o novo formato audiovisual amplia o acesso ao conteúdo do estudo e favorece discussões mais profundas sobre a evolução das marcas. “O videocast Gad Insights 2025 nasce como um convite para olhar o futuro sem perder de vista a essência. Em um mercado acelerado por tecnologia, dados e inteligência artificial, as marcas que permanecem são aquelas que compreendem o que lhes dá densidade e significado. O videocast fortalece esse diálogo, aproximando academia, mercado e lideranças empresariais”, afirma.

O programa aprofunda o debate sobre as transformações estruturais do mercado e oferece leituras estratégicas para empresas que buscam relevância em um ambiente de rápidas mudanças culturais, tecnológicas e comportamentais. O relatório mostra que o futuro das marcas nasce da autenticidade e que a sobrevivência das empresas depende de um retorno às raízes, à sua história e àquilo que resiste ao tempo. No videocast, João Clark analisa como marcas longevas, como o próprio Sicredi, com mais de 120 anos de história, equilibram inovação e memória, além da importância da reconquista da confiança do consumidor.

“Vivemos uma época em que se confia mais em pessoas do que em corporações. Há uma crise profunda de discernimento sobre o que é verdade e o que é mentira. Hoje, muitas vezes, a opinião publicada no Instagram por alguém próximo tem mais peso do que o trabalho de um jornalista que estudou anos para apurar e comunicar fatos. Essa desconfiança impacta todas as categorias e transforma a confiança em um atributo cada vez mais valioso. No setor financeiro, isso é ainda mais evidente. Em nossa pirâmide de atributos, confiança aparece, há anos, como o principal fator de escolha”, destaca João Clark.

A parceria com a ESPM reforça o compromisso da Gad com a formação crítica de profissionais e com a difusão de conhecimento qualificado para o ecossistema de branding e comunicação.

Últimas Notícias