
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reúne-se nesta segunda-feira, 12, às 14h, com o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Vital do Rêgo Filho, em meio aos impasses envolvendo a liquidação do Banco Master. Pelo TCU, participam ainda do encontro a secretária geral de Controle Externo, Juliana Pontes; o secretário geral de Comunicação, Flávio Takashi Sato; e a auditora chefe adjunta da Secretaria Geral de Controle Externo, Maria Bethânia Lahoz. O encontro será na sede do BC, em Brasília.
A pauta do encontro será a liquidação extrajudicial do Banco Master, decretada em novembro do ano passado pelo BC. Em dezembro, o ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, pediu que a autarquia justificasse a medida, que chamou de “extrema” e “precipitada”. Já neste mês, em decisão monocrática, Jhonatan de Jesus determinou uma inspeção in loco no BC ‘com a máxima urgência”. Após repercussão negativa, ele voltou atrás e encaminhou a discussão para o plenária da Corte de Contas, que terá a primeira sessão colegiada geral em 21 de fevereiro.
A atuação do ministro no caso tem provocado questionamentos sobre os limites da Corte de Contas no processo. Especialistas e técnicos do TCU ouvidos pela reportagem dizem que o tribunal não poderia interferir na liquidação determinada pelo Banco Central e muito menos agir para tentar reverter a decisão da autoridade monetária.
(*) com R7