
O Rio Grande do Sul voltou a registrar temperatura abaixo de zero no começo desta terça, 5, mostram dados de estações meteorológicas. O frio se concentrou no Sul do Estado, onde a atmosfera estava mais seca e o tempo aberto.
A menor temperatura mínima no começo desta terça ocorreu no município de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, onde estação meteorológica particular indicou 0,7ºC abaixo de zero.
Com a marca negativa de hoje, o Rio Grande do Sul já soma em 2025 um total de 44 dias com registro de temperatura abaixo de zero. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 em junho, 16 em julho e dois agora em agosto.
A última temperatura mínima abaixo de zero tinha ocorrido no primeiro dia de agosto, quando estação em São José dos Ausentes indicou 1,8ºC negativo.
Estações indicaram ainda hoje cedo mínimas de 0,6ºC em Hulha Negra; 0,7ºC em Cerrito; 1,8ºC em Dom Pedrito; 1,9ºC em Bagé; 2,1ºC em Pedro Osório; 2,7ºC em Jaguarão; 2,8ºC em Quaraí; 2,9ºC em São José dos Ausentes; 3,1ºC em Livramento; 3,2ºC em Herval; 3,3ºC em Piratini; e 3,9ºC em Candiota.
Fez ainda hoje cedo 4,0ºC em Barra do Quaraí; 4,2ºC em São Gabriel; 4,3ºC em Rio Grande; 4,4ºC em Uruguaiana; 4,6ºC em Alegrete, Canguçu e Lavras do Sul; e 4,9ºC em Rosário do Sul.
Em Porto Alegre, que teve ainda muitas nuvens na madrugada e até chuva no começo do dia, a mínima na rede do Instituto Nacional de Meteorologia se deu no Aeroclube de Belém Novo com 10,3ºC.
Fonte: Metsul Meteorologia