Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Frente fria derruba temperaturas e traz risco de novos temporais ao RS neste sábado

Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação

Frente fria muda o tempo com chuva e temporais neste sábado, 23, no Rio Grande do Sul após uma sexta que teve tempestades de granizo, chuva forte e volumosa, centenas de milhares de raios e calor de até 36ºC em pleno agosto no estado.

O avanço de uma intensa corrente de jato em baixos níveis com ar quente organizou na madrugada de ontem uma frente quente, que trouxe granizo em dezenas cidades. O sistema ainda provocou muitos raios.

Segundo a MetSul Meteorologia, o sensor GLM do satélite GOES-19 registrou mais de 300 mil descargas, sendo 1.100 em Porto Alegre. A frente quente ainda causou muita chuva com mais de 100 mm em áreas do Centro gaúcho.

Em Porto Alegre, o acumulado de chuva chegou a 95 mm em alguns bairros. Na área metropolitana, Viamão teve 112 mm. Com o avanço do ar quente da corrente de jato, houve fortes rajadas de Norte, que chegaram a 97 km/h em Cambará do Sul e a mais de 80km/h em pontos da Campanha e da Serra.

O tempo abriu nas Metades Oeste e Norte e a temperatura disparou a marcas de verão. O Noroeste foi a região mais quente: 35,6ºC em Porto Xavier; 35,3ºC em Santa Rosa; 34,1ºC em Santo Ângelo; e 34,0ºC em São Luiz Gonzaga. Na Fronteira Oeste, 34,1ºC em São Borja. No Planalto, 32,5ºC em Espumoso. No Centro, 33,2ºC em Santa Maria. O calor impressionou na Serra Gaúcha com 32,4ºC em Nova Bréscia; 32,2ºC em Serafina Corrêa; 31,7ºC em Antônio Prado; 31,6ºC em Farroupilha; e 30,4ºC em Bento Gonçalves e Canela.

No final da sexta, frente fria começava a se organizar com tempo severo no Oeste e no Sul do estado com a aproximação de massa de ar frio que trouxe a maior neve em anos em Santiago do Chile.
Neste sábado, a frente fria provoca uma segunda rodada de tempo severo. Horas antes, muitas áreas terão vento Norte forte e calor em plena madrugada. Ao longo do dia, a frente fria avança de Sul para Norte com chuva, que pode ser forte, e mais temporais.

De acordo com a MetSul, com a mudança dos sistemas, mudam os riscos. Frentes quentes, como nesta sexta, causam muitos raios e abundante granizo. Frentes frias, como a deste sábado, têm em vento com vendavais e chuva forte como maiores riscos. Devido à divergência de vento pela corrente de jato, há um risco de tornados, especialmente na Metade Norte, como entre o Planalto e a Serra.

Temporais e queda de temperatura

A MetSul enfatiza que a frente fria traz chuva e temporais desde cedo do sábado para o Oeste e o Sul. No decorrer do dia, o sistema avança e leva chuva para todas as regiões. A chuva pode ser por vezes forte a intensa em diversas cidades.

A MetSul afirma que “é altíssimo o risco de temporais neste sábado na atuação do sistema frontal e alguns podem ser fortes a severos com danos por granizo e, sobretudo, vendavais que localmente podem ser destrutivos”.

O dia começa muito quente com marcas atípicas para o período noturno e vento Norte em vários locais da Metade Norte. Com a chegada da frente, a temperatura afunda e o dia terminará com muito frio em todo o estado.

Em Porto Alegre, as marcas variam entre 11ºC e 22ºC, enquanto em Caxias do Sul fica entre 7ºC e 24ºC. Em Bagé a temperatura varia de 5ºC a 13ºC e em Cruz Alta de 8ºC a 22ºC.

Fonte: MetSul Meteorologia

Últimas Notícias