
O Rio Grande do Sul terá tempo instável nesta quarta-feira, 3, por conta do avanço de uma frente fria, conforme a MetSul Meteorologia. Grande parte dos municípios terá chuva no decorrer do dia. Nas regiões Oeste e Sul, a chuva deve ser mais forte e persistente, com chance de temporais isolados.
Nas demais regiões, a chuva é mais irregular e não alcança todas as cidades. Ainda assim, há risco de chuva forte com trovoadas de forma isolada.
Na Metade Norte do Estado, o sol deve aparecer e elevar as temperaturas, principalmente no período da tarde. As máximas podem se aproximar dos 30ºC em regiões como o Noroeste, o Alto Uruguai e nos Vales. Em Porto Alegre, as temperaturas ficarão entre 20°C e 27°C.

Atuação da frente fria nos próximos dias
De acordo com a MetSul, a frente fria começa a se organizar nesta quarta-feira entre o Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul e ao se deslocar pelo estado vai provocar chuva forte com possibilidade de alguns temporais isolados em que não se descarta queda de granizo e rajadas de vento forte com raios.
Na quinta-feira, 4, com a aproximação de massa de ar frio pelo Sul, a frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul e levar chuva no decorrer do dia a quase todo o território gaúcho. Ao longo da quinta, no entanto, o tempo começa a melhorar no Oeste e no Sul com o ingresso de ar frio.
A MetSul alerta que é muito alto o risco de chuva forte com pancadas localmente intensas em várias regiões do estado no avanço da frente. Além da chuva, por conta do ar quente na dianteira do sistema, podem ocorrer temporais isolados com granizo e vendavais isolados.
Instabilidade aumenta na quinta-feira
Embora já possa ter chuva nesta quarta-feira em Porto Alegre e região, quinta será o dia de maior instabilidade na área metropolitana, com chuva que pode ser acompanhada de raios e trovoadas.
Na sexta, o tempo estará firme na maior parte do estado, entretanto ainda pode chover em pontos do Planalto Médio, Alto Uruguai, Serra, Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte.
Os maiores acumulados de chuva até sexta devem se dar no Oeste, Centro e o Sul gaúcho com marcas perto e acima de 50 mm em muitas cidades e acumulados de 75 mm a 100 mm e isoladamente superiores de forma mais localizada.
Fonte: MetSul Meteorologia