
O domingo é de predomínio do sol e tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul. Contudo, a formação de um ciclone na Argentina provoca chuva, raios e granizo isolado na fronteira Oeste do território gaúcho.
A MetSul Meteorologia explica que uma área de baixa pressão no Centro da Argentina organizou uma linha de instabilidade que trouxe chuva com raios e trovoadas na manhã deste domingo em cidades junto à fronteira com o país vizinho.
Nuvens escuras cobriram Uruguaiana na manhã de hoje com chuva e trovoadas. Em pontos localizados do município do Oeste gaúcho, houve queda localizada de granizo de tamanho miúdo.
“O granizo é favorecido porque a instabilidade se dá sob uma atmosfera aquecida em que nuvens de desenvolvimento vertical são favorecidas com a presença de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera”, explica a empresa especializada em meteorologia.
Com instabilidade, a temperatura no começo da tarde deste domingo estava em apenas 18ºC a 19ºC em cidades mais a Oeste do estado enquanto mais a Leste, nos vales e na Grande Porto Alegre, havia cidades com mais de 30ºC.
Segundo os meteorologistas, nas próximas horas a tendência é de a instabilidade seguir concentrada mais a Oeste gaúcho com chuva, raios e risco de granizo isolado. Nas demais regiões, o tempo firme persiste com temperatura alta.
Mais chuva antes do ingresso de massa de ar frio
Nesta segunda-feira, 1º, embora o sol ainda apareça em grande parte do Rio Grande do Sul, chove de forma localizada em um maior número de localidades gaúchas a partir de áreas de instabilidade que trazem chuva desde cedo no Oeste.
Nos vales e na Grande Porto Alegre, onde o dia terá sol e nuvens, a tarde será muito quente com máximas acima dos 30ºC e que podem ficar entre 33ºC e 35ºC nos vales. Chuva com maiores volumes e maior abrangência atinge o estado gaúcho entre terça e quinta-feira, 4.
Uma frente fria vai passar pelo território gaúcho na segunda metade da semana com chuva, precedendo uma massa de ar frio.
Fonte: MetSul Meteorologia/Correio do Povo