Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Fimma Brasil inicia sua 17ª edição como ícone do setor moveleiro

“Estar na Fimma, é ter a certeza de encontrar inovação, conhecimento, troca de experiências entre parceiros e realizar grandes negócios. É uma feira ícone”, A opinião é de Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), entidade realizadora do evento, durante a abertura oficial da 17ª edição da feira. A feira ocorre de 04 a 07 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), com expectativa de atrair 15 mil visitantes de 25 países e gerar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios.

Em uma estrutura de 58 mil metros quadrados (o dobro em relação aos últimos anos), a Fimma Brasil 2025 conta com mais de 300 expositores nacionais e internacionais apresentando soluções para toda a cadeia produtiva de madeira e móveis. Máquinas, matérias-primas, vidros, ferramentas, tecnologia, iluminação, tecidos, tintas e serviços de logística estão entre os segmentos que atendem às demandas de indústrias e marcenarias – além de arquitetos e designers que trabalham com mobiliário.

Na cerimônia de abertura, realizada na segunda-feira (04), Longhi destacou a visão de vanguarda da Movergs ao criar a feira, em 1993. “A entidade entendeu a importância de uma feira que trouxesse tecnologia e inovação para o setor moveleiro, aproximando fornecedores e fabricantes de mobiliário. Hoje a Fimma está entre os cinco eventos mais importantes do mundo em seu segmento”, lembrou.

O evento apresenta um novo projeto: a Praça de Inovação, localizada no Pavilhão A, onde o público pode buscar informações, vivenciar experiências imersivas e assistir palestras com especialistas de diferentes áreas – como arquitetura, design, gestão de negócios e inovação. Entre os palestrantes estão Tiago Mattos (futurista), Ricardo Lemos (treinador de vendas) e Fernanda Sanino e Leticia Piagentini (fundadoras do perfil @lumberjills.sp, com conteúdos sobre marcenaria e tapeçaria).

Últimas Notícias