
Na próxima terça-feira, 25, e quarta-feira, 26, o Sistema FIERGS promove o 1º Congresso Brasileiro de Comércio Exterior, na sede da Federação, em Porto Alegre. O evento reunirá mais de 30 palestrantes, entre eles o ex-secretário de Comércio Exterior do Brasil, Welber Barral, e o diretor do Departamento de Integração Física e Digital da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Rafael Laurentino, além de autoridades e outros especialistas. A abertura oficial será na terça-feira, às 13h45.
Mudanças geopolíticas, inteligência artificial e sustentabilidade estarão no centro dos debates, que visam impulsionar as vendas externas do setor produtivo gaúcho e brasileiro. As inscrições para participação presencial, híbrida ou online podem ser feitas pelo site fiergs.org.br/evento/1o-congresso-brasileiro-de-comercio-exterior.
“O comércio exterior é fundamental para o avanço da indústria e para o crescimento da economia do Rio Grande do Sul. Este congresso representa o empenho da FIERGS em elevar a competitividade das nossas empresas, reunindo informação, tecnologia e práticas sustentáveis. Ao preparar o setor produtivo para os novos cenários globais, reforçamos nosso compromisso em garantir uma inserção internacional consistente, atualizada e duradoura para o estado e para o país”, destaca o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, lembrando a importância de debater este tema em meio ao impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos.
Entre os nomes já confirmados estão o presidente do Instituto Brasileiro de Comércio Exterior e Investimentos (IBCI), Welber Barral; o gerente-geral da Câmara de Importadores da República Argentina, Fernando Furci; o diretor do Departamento de Integração Física e Digital da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Rafael Vieira Lima Laurentino; o advogado e consultor aduaneiro e tributário, Augusto Oliveira da Silva Neto; além de representantes de Confederação Nacional da Indústria (CNI), Receita Federal, ABTI, ApexBrasil e diversos outros profissionais com atuação destacada no comércio internacional.
A programação inclui ainda temas como o impacto da reforma tributária nas exportações, os desafios da logística internacional, o papel da China e dos Estados Unidos na reconfiguração global, o crescimento do e-commerce internacional e o avanço da inteligência artificial nas cadeias de suprimentos. Os participantes poderão ainda contar com espaço para realizar networking e assessoria para ingressar no mercado das exportações ou ampliar as vendas.