
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) divulgou uma nota na manhã desta quinta-feira manifestando preocupação diante do anúncio do governo dos Estados Unidos ao impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A entidade vê o país comandado por Donald Trump como um parceiro estratégico do Estado.
“Os Estados Unidos são um parceiro comercial estratégico para o Rio Grande do Sul, ocupando, em 2024, a segunda posição entre os principais destinos das exportações gaúchas, com mais de US$ 1,8 bilhão exportados no ano”, argumenta a Fiergs.
A entidade cita diversos produtos que colaboram para a relação comercial entre norte-americanos e gaúchos. “Produtos industrializados como químicos, máquinas, alimentos processados, calçados e couro compõem grande parte dessa pauta. Medidas dessa natureza afetam diretamente a previsibilidade e a estabilidade das relações comerciais, comprometendo a competitividade da indústria brasileira”, salienta.
Segundo a Fiergs, o foco segue direcionado “na defesa do livre comércio, do diálogo internacional e da segurança jurídica para as empresas exportadoras do Rio Grande do Sul”. “Esperamos que essa medida seja revista antes de sua entrada em vigor, permitindo o restabelecimento da normalidade nas relações comerciais e a manutenção de um relacionamento bilateral construtivo, baseado em mais de 200 anos de cooperação e respeito mútuo entre Brasil e Estados Unidos. É necessário que divergências políticas sejam superadas e não interfiram nas relações comerciais entre as nações”, conclui.
Fonte: Correio do Povo