A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas) realiza, nesta quinta-feira (28), em suas 153 unidades no Rio Grande do Sul, a Ação PCD. Ao todo, serão oferecidas 7.628 oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, sendo 539 exclusivas e 7.089 aceitam pessoas com deficiência.
A iniciativa integra a 31ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que neste ano tem como tema: “Lei Brasileira de Inclusão: Acessibilidade é abrir portas, incluir é manter portas abertas”. O objetivo do evento é reforçar o compromisso da sociedade com a acessibilidade, a inclusão e a valorização da diversidade no mundo do trabalho.
A Ação PCD é organizada pelas Agências Fgtas/Sine, em parceria com prefeituras, associações de PCDs, INSS, CRAS e empresas, e tem por objetivo ampliar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da oferta de vagas, participação em palestras, atividades de orientação profissional e orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital.
No interior do Estado, as atividades acontecem nas Agências Fgtas/Sine. Os endereços das unidades estão disponíveis no site da fundação.
Em Porto Alegre, os atendimentos serão realizados no Centro Universitário FADERGS (Rua Marechal Floriano Peixoto, 185), das 8h30 às 12h, com participação de mais de 15 empresas e cerca de 200 vagas de emprego. Além disso, na agência Zona Norte (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132), das 9h às 12h, com a presença de 2 empresas e oferta de 8 vagas de emprego.
Como participar
Os trabalhadores interessados devem comparecer ao local do evento portando documento de identificação com CPF e foto. Pessoas com deficiência precisam apresentar laudo médico no momento da entrevista com o empregador. Durante a ação, serão realizadas entrevistas para contratação imediata.
Correio do Povo