Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Feirão de empregos oferece mais de 7,6 mil vagas para jovens

Foto: Correio do Povo

As Agências Fgtas/Sine ofertarão 7.672 vagas de emprego no feirão Ação Jovem, na próxima sexta-feira, 15 de agosto. Em Porto Alegre, o evento ocorre no Shopping Total, das 9h às 16h (Prédio 5, sala 1235) e nas agências Zona Norte, Azenha e Tudo Fácil Zona Sul. Já no interior do Estado, o feirão ocorre nas Agências Fgtas/Sine.

Os endereços das unidades estão disponíveis no site da Fgtas.

No Shopping Total, 12 empregadores realizarão entrevistas para mais de 500 vagas. O evento também contará com a presença de instituições parceiras, como CIEE e Isbet, além do Senac, que oferecerá cursos gratuitos.

Confira alguns exemplos de vagas que estarão disponíveis:

  • Assistente administrativo (Jovem Aprendiz)
  • Assistente administrativo (estágio)
  • Atendente balconista
  • Atendente de lanchonete
  • Atendente de lojas e mercado
  • Caixa de loja
  • Consultor de vendas
  • Operador de telemarketing ativo
  • Operador de vendas
  • Vendedor interno

Na Agência Fgtas/Sine Tudo Fácil Zona Sul, duas empresas estarão presentes no evento. Serão ofertadas 20 vagas de emprego de telemarketing ativo, vendedor interno, operador de caixa e atendente recepcionista.

Na Agência Fgtas/Sine Zona Norte, três empregadores realizarão entrevistas para 38 vagas de nutricionista, balconista, operador de caixa, empacotador, conferente de logística, operador de empilhadeira, auxiliar de manutenção hidráulica e elétrica, repositor e fiscal de prevenção de perdas.

Perfil das vagas abertas no RS

Do total de 7.672 vagas de emprego, 38% não exigem escolaridade. Por outro lado, 18,1% exigem Ensino Fundamental completo e 17,3%, Médio completo.

As ocupações com os maiores números de vagas abertas são alimentador de linha de produção (1.595), operador de caixa (380), abatedor (307), auxiliar de logística (276), auxiliar de processamento de fumo (250), trabalhador polivalente da confecção de calça (248), atendente de lojas e mercados (220), vendedor de comércio varejista (10) e faxineiro (206).

Com relação ao setor econômico, 43% pertenciam à indústria; 25,9%, ao setor de serviços; 23,3%, ao comércio; 3,3%, à construção; e 2,7%, à agropecuária. A remuneração de 67,1% das vagas varia de 1 a 1,5 salários mínimos.

Como participar

Para participar das entrevistas de emprego, os trabalhadores interessados devem comparecer ao local de atendimento mais próximo levando um documento de identificação com CPF e foto.

O evento faz parte da Semana Estadual da Juventude, instituída pela Lei nº 14.723/2015. A iniciativa busca incentivar a participação de jovens no mundo do trabalho, com atividades voltadas à orientação profissional e oportunidades de emprego. Neste ano, o tema é: “Quem entende o agora, transforma o amanhã. Aposte na juventude!”, destacando a importância da construção de trajetórias profissionais desde cedo.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias