Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Feira em Gramado tem foco em negócios e tendências na economia prateada

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: idosos-4.jpg

Na próxima semana, de 03 a 05 de setembro, acontece no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS), a Geronto Fair 2025, a única feira do Sul do país totalmente voltada à chamada economia prateada – o segmento de mercado formado pela população com mais de 50 anos, que movimenta cerca de R$ 2 trilhões por ano no Brasil. A feira vai reunir empresas, profissionais, pesquisadores e representantes de diferentes segmentos de mercado com o objetivo de conectar o ecossistema do envelhecimento ativo, promovendo inovações e soluções concretas para um mercado em expansão.

“Estamos vivendo uma mudança nos costumes sem precedentes. A chamada Economia Prateada deixou de ser tendência para se consolidar como realidade e uma nova regra do jogo. Estamos falando de um segmento que já movimenta trilhões de dólares no mundo, que gera emprego, renda e inovação e que desafia empresas e governos a repensarem produtos, serviços, comportamentos e políticas públicas”, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.

E ela acentua que “essa economia não se limita ao consumo. Ela gera novos mercados inteiros: do setor da saúde ao turismo, da moradia às tecnologias assistivas, do varejo à educação continuada, da moda ao entretenimento. Cada vez mais, as pessoas 50+, 60+, 70+ assumem papéis de protagonistas — ativos, conectados e exigentes”.

Na Geronto Fair o esporte vai estar em grande estilo, nos pavilhões da feira será montada uma quadra com piso móvel, rede portátil para a prática do esporte. Durante os três dias, vão acontecer demonstrações com a parceria da Federação Gaúcha de Pickleball estará à disposição com jogadores, instrutor e facilitadores. O grupo Edward James Keeling Center, de Gramado, também vai participar, organizando clínicas de pickleball para todos os níveis de habilidades, nos três dias da feira.

SEBRAE

Outra atração é a Sessão Sebrae de Negócios que vai conectar empresas às demandas reais dos residenciais geriátricos do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa é uma parceria entre o Sebrae RS e o Sindihospa, com mais de 40 empresas, reunindo fornecedores, gestores de residenciais e empreendedores do setor para fortalecer toda a cadeia produtiva da área de cuidados com idosos. Eles vão estar no espaço Conexão, no último dia da feira, dia 05 de setembro.

Últimas Notícias