
Na próxima semana, de 03 a 05 de setembro, acontece no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS), a Geronto Fair 2025, a única feira do Sul do país totalmente voltada à chamada economia prateada – o segmento de mercado formado pela população com mais de 50 anos, que movimenta cerca de R$ 2 trilhões por ano no Brasil. A feira vai reunir empresas, profissionais, pesquisadores e representantes de diferentes segmentos de mercado com o objetivo de conectar o ecossistema do envelhecimento ativo, promovendo inovações e soluções concretas para um mercado em expansão.
“Estamos vivendo uma mudança nos costumes sem precedentes. A chamada Economia Prateada deixou de ser tendência para se consolidar como realidade e uma nova regra do jogo. Estamos falando de um segmento que já movimenta trilhões de dólares no mundo, que gera emprego, renda e inovação e que desafia empresas e governos a repensarem produtos, serviços, comportamentos e políticas públicas”, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.
E ela acentua que “essa economia não se limita ao consumo. Ela gera novos mercados inteiros: do setor da saúde ao turismo, da moradia às tecnologias assistivas, do varejo à educação continuada, da moda ao entretenimento. Cada vez mais, as pessoas 50+, 60+, 70+ assumem papéis de protagonistas — ativos, conectados e exigentes”.
Na Geronto Fair o esporte vai estar em grande estilo, nos pavilhões da feira será montada uma quadra com piso móvel, rede portátil para a prática do esporte. Durante os três dias, vão acontecer demonstrações com a parceria da Federação Gaúcha de Pickleball estará à disposição com jogadores, instrutor e facilitadores. O grupo Edward James Keeling Center, de Gramado, também vai participar, organizando clínicas de pickleball para todos os níveis de habilidades, nos três dias da feira.
SEBRAE
Outra atração é a Sessão Sebrae de Negócios que vai conectar empresas às demandas reais dos residenciais geriátricos do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa é uma parceria entre o Sebrae RS e o Sindihospa, com mais de 40 empresas, reunindo fornecedores, gestores de residenciais e empreendedores do setor para fortalecer toda a cadeia produtiva da área de cuidados com idosos. Eles vão estar no espaço Conexão, no último dia da feira, dia 05 de setembro.