Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Feira de Empregabilidade leva oportunidades a pessoas refugiadas e migrantes do RS

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Inovacao.jpg

Porto Alegre recebe no próximo dia 18, quarta-feira, a I Feira de Empregabilidade do HUB Rio Grande do Sul do Fórum Empresas com Refugiados. São mais de 100 vagas disponibilizadas por empresas de diferentes setores, comprometidas com a promoção da empregabilidade de pessoas refugiadas e migrantes no estado. O Fórum Empresas com Refugiados é uma iniciativa do ACNUR e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil que busca impulsionar o engajamento do setor privado na inclusão laboral de profissionais refugiados e migrantes. Lançado em dezembro, o Hub Rio Grande do Sul é liderado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e já conta com 18 empresas comprometidas.

Durante a feira, pessoas refugiadas e migrantes em busca de emprego formal poderão conhecer as vagas disponíveis e, já no local, participar de entrevistas e processos seletivos. As vagas são em diferentes setores, como hotelaria, construção civil, hospitais e supermercados. São mais de 100 oportunidades em pelo menos oito empresas, incluindo auxiliar de limpeza, manobrista, arrumadeira, oficial de manutenção, auxiliar de atendimento, técnico de enfermagem, pedreiro, assistente de operações, entre outras. Mesmo quem não tem experiência na área poderá se candidatar as vagas.

A feira acontece das 13h às 17h, em Aldeias Infantis SOS (Av João Elustondo Filho, 100, Sarandi). Não é necessário se inscrever previamente, mas é recomendado que interessados cheguem cedo e levem consigo documentos como currículo, CPF e carteira de trabalho. No local, também haverá atendimento do Sine Móvel, para confecção de currículos e cadastro no sistema estadual de emprego, além de orientações e atendimentos individuais para quem quiser tirar dúvidas sobre o mercado formal de trabalho no Brasil.

A I Feira de Empregabilidade do Hub RS do Fórum Empresas com Refugiados é uma realização de ACNUR, Pacto Global da ONU – Rede Brasil, FGTAS e Sine, com apoio de Aldeias Infantis SOS, Migrantes e Refugiados Unidos – RS, Rede de Integração e Desenvolvimento de Estrangeiros (REIDE) e Associação dos Haitianos no Brasil (AHB). Entre as empresas com participação confirmada estão Tenda Construtora, Casa do Menino Jesus de Praga, Associação Educadora São Carlos (AESC), Hotel Blue Tree, Hotel Accor, Adient, W Premium Lounge, e Forte Atacadista.

Últimas Notícias