Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Fecomércio-RS promove edição do Varejo 360 nesta terça

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Evento.jpeg

A Casa do Comércio Gaúcho, em Porto Alegre, receberá a edição 2025 do Varejo 360 no dia 23 de setembro, das 9h30 às 18h, um evento realizado pela Fecomércio-RS para conectar empresários e entidades do setor varejista do estado do Rio Grande do Sul. A programação reunirá líderes, empreendedores e profissionais para trocar ideias, discutir tendências e firmar parcerias estratégicas. Os painelistas do evento:

Ciro Bottini
– 40 anos de credibilidade como vendedor na TV e no mundo digital. 50 mil horas ao vivo e 40 milhões de clientes. Mais de 1000 palestras e milhares de campanhas publicitárias. Energia, motivação, entusiasmo e muita técnica.

Richard Stad – é CEO da Aramis. Aos 22 anos, ingressou no estoque da Aramis e passou por todas as áreas da companhia. Em 2014, após conseguir um investidor importante para a companhia, assumiu a presidência. Suas estratégias fizeram a Aramis dobrar de tamanho em três anos. Inquieto por essência. Questionador e corajoso. Apaixonado por construir negócios e provocar reflexões que desafiem o óbvio. Seu propósito é ajudar as pessoas a avançarem em seus projetos pessoais e profissionais. É OPM (Owner President Management) em Harvard e membro do YPO, comunidade de liderança global de executivos-chefes.

Patrícia Palermo – é economista formada com láurea acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em economia aplicada pela mesma universidade. Tem larga experiência no assessoramento econômico de empresas, entidades empresariais e cooperativas de crédito. É professora universitária desde 2004. Desde 2011 atua como Economista-Chefe da Fecomércio-RS. É professora da PUCRS e das Faculdades São Francisco de Assis. Foi escolhida como Economista do Ano pelo Conselho Regional de Economia do RS em 2016.

Fabiano Ferrari – executivo do setor automotivo com mais de 25 anos de experiência nas áreas comercial, pós-venda, peças, serviços e gestão de concessionárias. Engenheiro mecânico pela UFBA, com especialização em Engenharia Automotiva (FEI-SP), MBA em Administração, Marketing e Vendas, além de formação em Liderança e Inovação (PUC-RS). Atua como Diretor da Iesa Harley-Davidson, liderando operações que superam R$ 45 milhões anuais. Possui passagem por montadoras como Renault do Brasil e centros de referência como o CESVI. Perfil estratégico, com histórico comprovado de aumento de rentabilidade, implantação de projetos digitais e reconhecimento nacional por performance.

Carolina Filippelli – administradora, líder de Desenvolvimento de Negócios no Lab Fecomércio-RS, ⁠MBA em Digital Manager, ⁠MBA em Gestão Empresarial, Especialista em Tecnologias Digitais e IA para Negócios e Mestranda em Transformação Digital.

Fabiano Zortéa – administrador, professor e especialista em Varejo e Comportamento do Consumidor. Estuda, articula e desenvolve estratégias para o varejo há mais de 20 anos. É formado em Administração pela Unisinos, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Pós-graduação em Gestão de Pequenos Negócios na FIA/USP. Apaixonado por varejo, comunicação e comportamento de consumo, teve uma experiência específica sobre os temas na University of California, Estados Unidos. Atua também como coordenador estadual de varejo do Sebrae RS, professor de MBA e Mentor de Negócios. Participou das últimas onze edições da NRF em Nova York, principal convenção do mundo para o varejo, e estava presente no SXSW 2024 em Austin, no Texas.

Dani Nazzari – palestrante ponte entre cultura corporativa e saúde mental dos colaboradores através do método: mente em paz, trabalho leve. Psicóloga, especialista em Saúde Mental do Trabalhador e Psicologia Organizacional. Atua como Educadora Corporativa e Mentora Individual.

Últimas Notícias